Illya Nathasje
De lancha, cujo nome não poderia ser melhor "Boa Nova", nos idos de 1924, aportou na 'Vila do Frei' a Educação. A chegada das irmãs Missionárias Capuchinhas, Eleonora, Águeda, Judith e Júlia trouxe o princípio cristão que educa, cuja semente foi naquele dia, 24 de julho, plantada. Em 3 de agosto, nascia a Escola Santa Teresinha. Hoje, 96 anos depois, Educar Evangelizando, Evangelizar Educando está consolidado no conceito de aprender e viver bem, viver cidadania.
"Nesses 96 anos, mais que simplesmente educar, por todos os que aqui passaram e nos ajudaram a construir, podemos afirmar: A Escola Santa Teresinha é uma grande fundação, exitosa na formação. Mais que muitos doutores, é um orgulho para a Escola Santa Teresinha, que daqui, das nossas salas, tenham saído, mais que milhares de alunos, milhares de cidadãos. É um registro, uma contribuição que oferecemos ao Mural da Cidadania para alé? de Imperatriz. A cápsula do tempo guarda e a vida registra."
A frase acima ressalta bem o orgulho dessa maranhense, nascida Maria das Neves Martins Franco, na cidade de Sítio Novo, 14 anos na direção da Escola, 35 anos na missão de servir à Educação e 39 anos, serva da Vida Religiosa Consagrada.
O calendário escolar registra mais de um caso de bisavós que estudaram e trouxeram seus filhos que se tornaram pais e avós, e que hoje acompanham depois de verem os netos formados, seus bisnetos.
É um forte DNA educacional que atravessa gerações. Para citar alguns exemplos: a profª Nilza Lago com seus bisnetos; a ex-aluna Marlene Costa Lima e filhos, hoje colaboradora junto a uma valorosa equipe de coordenadores, e ainda, a profª Maria Beatriz Fávero que tem sua segunda geração percorrendo os mesmos caminhos. Merece destaque, a psicóloga Mônica da Costa B. P. Marques, coordenadora de Integração cujo desempenho sempre presente interage estimulando a interdisciplinalidade.
A Escola Santa Teresinha celebra seu aniversário já adequada ao Novo Normal com modernos recursos que a tecnologia oferece para superar esses tempos desafiadores com o distanciamento social que a pandemia do novo coronavírus trouxe. Enquanto permanece a expectativa da volta às aulas presenciais, mantém a atividade remota.
Ontem, via Instagram, a emoção tomou conta dos participantes, Irmã Neves a frente, durante a celebração dos 96 anos. Pioneira na educação em Imperatriz, a história da Escola se entrelaça com a história da nossa própria cidade.
"O Santa" como é carinhosamente chamado por alunos e colaboradores é simplesmente uma referência que se estende desde a identidade com a cidade de Imperatriz fundada pelo carmelita Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, à excelência de resultados conquistados no ENEM, como o que foi recentemente divulgado pelo MEC: 1ª em Redação, melhor da cidade e 3ª no Maranhão. É também referência que extrapola fronteiras, como bem mostram as publicações das alunas Dulce Maria Bezerra de Freitas e Julia Marinho Franco (ambas com 15 anos) na prestigiada Luces Para El Camino - PACTO EDUCATIVO GLOBAL*, com as abordagens, Ser pessoas melhores e Cuidados do Meio Ambiente.
Ao final, quando 100 anos chegar, haveremos de dizer que venha mais um século, pois o mundo será sempre contemporâneo, sempre do nosso tempo, pois a ética e a fé nos dá a alegria e a juventude, em busca do aprendizado, onde a criatividade, a vivência, a experiência e o crescimento com inovação fortalece nossa capacidade de reinvenção e de conquistas.
- Essa é a marca Escola Santa Teresinha.
* Em mensagem, o Papa Francisco propõe "uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo constrututivo e mútua compreensão".
DIRETORAS DESDE A FUNDAÇÃO
(Ano: 1924) Irmã Judith Maria de Fortaleza
(Ano: 1928) Irmã Águeda Maria de São José
(Ano: 1936) Irmã Paula Maria
(Ano: 1940) Irmã Jacinta de Barra do Corda
(Ano: 1944) Irmã Marcela Maria
(Ano: 1946) Irmã Francisca Maria
(Ano: 1949) Irmã Júlia Maria de Barra do Corda
(Ano: 1954) Irmã Domitíla Maria
(Ano: 1957) Irmã Glória Maria de Cajapió
(Ano: 1961) Irmã Evangelina Maria de Floriano
(Ano: 1963) Irmã Paulina Maria
(Ano: 1964) Irmã Jesulina Maria
(Ano: 1969) Irmã Maria da Eucaristia Barros Nery
(Ano: 1971) Irmã Rita Carvalho
Irmã Raimunda Maria
(Ano: 1973) Irmã Dulcinda de Jesus e Silva
(Ano: 1977) Irmã Teresinha Janice Messias de Araújo
(Ano: 1988) Irmã Jesulina
(Ano: 1989) Irmã Teresinha Janice Messias de Araújo
(Ano: 2006) Irmã Raimunda Rodrigues Castilho
(Ano: 2006/Desde Dezembro) Irmã Maria das Neves Martins Franco
Comentários