O ambientalista ministrando palestra sobre o rio Tocantins aos alunos da E.M. Presidente Costa e Silva

Preocupados com a preservação da água, discentes e docentes da Escola Municipal Presidente Costa e Silva realizam, na manhã desta quinta-feira (12), a I Conferência sobre Meio Ambiente, dentro do projeto - Água: Preservar faz bem.
Com o tema "Cuidando das águas de nossa comunidade, cuidando das águas de nosso Brasil", a conferência, de acordo com a supervisora escolar Fátima Celeste, tem início às 8h contando com a participação de alunos, professores e convidados.
Um dos convidados para ministrar palestra e para a mesa redonda é o jornalista e ambientalista Domingos Cezar, diretor da Fundação Rio Tocantins - Memorial do Pescador (FRT). Ele ministrou palestra na escola, em outubro passado, no auge da seca no rio Tocantins.
Para o ambientalista, alunos e professores da Escola Presidente Costa e Silva estão no rumo certo quando se preocupam em preservar as águas da bacia hidrográfica Tocantins/Araguaia, na qual Imperatriz e outras cidades tocantinas estão inseridas.
Na visão do ambientalista, Deus foi misericordioso quando nos mandou esse inverno considerado rigoroso, com muitas chuvas, cujas águas voltaram a inundar o rio Tocantins, tornando-o caudaloso, como em épocas passadas.
"Entretanto, nossa preocupação é que, com o cessar das chuvas, provavelmente no mês de maio, o rio volte a secar, uma vez que as hidrelétricas que estão a montante do rio vão reter as águas para moverem as suas turbinas", afirma Domingos Cezar.
O objetivo principal da I Conferência sobre Meio Ambiente, segundo a professora Fátima Celeste, é motivar os alunos a preservar os riachos que cortam a cidade, para que eles possam continuar conduzindo suas águas ao rio Tocantins.
"Com as palestras e debates que estamos realizando dentro desse projeto, também vamos formar multiplicadores que levem a mensagem de preservação para suas casas, sua comunidade", afirma Fátima Celeste que acredita no sucesso do projeto. (Assessoria/FRT)