Os diretores da Fundação Rio Tocantins, Domingos Cezar e Zeca Tocantins, serão homenageados pela escola

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) este ano inovou na parada do 7 de setembro, submetendo todas as escolas do município a um sorteio para que desenvolvessem um tema na avenida por ocasião do desfile do 7 de setembro.
À Escola Municipal Presidente Costa e Silva coube por sorteio o tema Rio Tocantins, um dos assuntos mais debatidos nos últimos meses, em face a seca que domina o rio, o assoreamento causado, principalmente, pela derrubada indiscriminada das matas ciliares.
Na tarde dessa terça-feira (29), a direção da escola, professores e alunos receberam no pátio o jornalista e ambientalista Domingos Cezar, diretor da Fundação Rio Tocantins - Memorial do Pescador - FRT, responsável pela realização das expedições "Alerta, Rio Tocantins".
O ambientalista discorreu sobre a importância econômica do rio para milhares de pescadores, barqueiros, vazanteiros, barraqueiros e ribeirinhos em geral, que tem no rio Tocantins e seus afluentes o único meio de sustento de suas famílias.
Domingos Cezar explicou aos alunos que a jusante da hidrelétrica de Estreito encontra-se comprometida, com a seca que espanta e surpreende todas as pessoas que se dirigem ao Tocantins, entre as cidades maranhenses de Porto Franco e Imperatriz.
De acordo com Domingos Cezar, a maioria absoluta das espécies que existiam no rio foi extinta. Ao declamar versos de sua autoria, ele mostrou aos estudantes que eles não tiveram a oportunidade de conhecer peixes como a piabanha, filhote, dourada, entre outros.
O ambientalista, após mencionar as ações diversas do homem no sentido de levar o rio Tocantins a essa caótica situação, garantiu que existe uma condição única para salvá-lo. "A formação de uma força-tarefa nos quatro estados com a comunidade replantando todos os mananciais".
A escola trará para a avenida dois alunos caracterizados, ou representando os irmãos ambientalistas Domingos Cezar e Zeca Tocantins, ambos diretores da Fundação Rio Tocantins - Memorial do Pescador e membros da Academia Imperatrizense de Letras - AIL. (Assessoria/FRT)