Hemerson Pinto
A inauguração aconteceu na tarde da última terça-feira. O prédio construído no bairro Vilinha vai atender a 167 alunos da educação infantil, já matriculados. A iniciativa da Prefeitura de Imperatriz garante mais um passo firme na educação e homenageia José Ribamar Garros, que exerceu cargos importantes em várias administrações de Imperatriz.
A Escola Municipal de Educação Infantil José Ribamar Garros também vai atender a crianças de bairros vizinhos. A conclusão da obra foi comemorada pela população e por funcionários, que estiveram na solenidade da inauguração oficial, junto aos alunos, pais, ao secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, ao prefeito Sebastião Torres Madeira e convidados.
O investimento foi entregue com bloco administrativo, secretaria, sala de professores, almoxarifado, banheiros, cozinha, lavanderia, lactário, berçário, fraldário, salas de aula, repouso, leitura, banheiros infantis e adultos com acessibilidade, pátio coberto e toda estrutura necessária para atender bem à comunidade.
O município anunciou a inauguração de mais três escolas pró-infância em Imperatriz ainda no mês de março - Santa Inês, Cafeteira e Parque Sanharol - e a abertura de licitação para mais cinco em bairros ainda a serem definidos.
"Escola modelo, climatizada, preparada pera receber esses alunos, os funcionários passaram por treinamentos. Um ambiente agradável", comentou o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro.
Pai de aluno, Daniel Sousa Soares compareceu ao evento com o filho, que agora vai estudar em uma escola nova e com professores ainda mais capacitados. "A estrutura física está sem nenhum defeito, acredito que a expectativa de todos os pais será correspondida ao longo do ano".
A homenagem a José Ribamar Garros é uma forma de agradecimento ao administrador de empresas que chegou a Imperatriz em 1970, com a função de assessorar o interventor estadual Carlos Alberto Barateiro da Costa. José Ribamar Garros foi o responsável pela abertura de bairros como o Bacuri, Vila Lobão, quando esteve à frente da Secretaria de Planejamento, onde também atuou no campo da urbanização, expansão e regularização fundiária e foi o responsável pela implantação de quatro Projetos Cura.
José Garros morreu no dia 16 de abril de 2012, aos 65 anos, após agravamento do estado de saúde por conta de problemas relacionados à diabetes. Era natural de Viana, neste Estado e como secretário teve participação nos governos Carlos Amorim, Ribamar Fiquene, Davi Alves Silva, Renato Moreira e Ildon Marques. Ainda atuou como assessor político em cidades vizinhas. Segundo pessoas que trabalharam e conviveram com José Garros, ele pode ser considerado o responsável pela reorganização de Imperatriz.
Comentários