Foi com a frase de Paulo Freire, “É preciso diminuir a distância entre o que se faz e o que se diz para que em um dado momento a nossa fala seja nossa prática”, que a professora Maria de Lourdes Sá Nascimento, gestora da Escola Santos Dumont (Bacuri), que integra a Rede Municipal de Ensino de Imperatriz, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), expressou sua alegria e satisfação em receber o 34º lugar do Prêmio SESI de Qualidade na Educação na categoria Rede Pública com 1.882 escolas inscritas nas cinco regiões brasileiras.
Maria de Lourdes explicou ainda que, ao ganhar o prêmio, a Escola Santos Dumont desmistifica os preconceitos da sociedade em relação à escola pública. “A Escola Municipalizada Santos Dumont, no seu compromisso de Educar com Qualidade, participa de quase todos e porque não dizer de todos os programas, projetos e atividades que desenvolvam o senso crítico de seus alunos. Vale registrar ainda que, além disso, recebemos Menção Honrosa, Certificados, medalhas e placas de três anos seguidos, em 2009, 2010, 2011, e pela participação no prêmio “Construindo a Nação” com os projetos “Fraternidade e Segurança Pública”; “Educação no Trânsito”; “Gincana Cultural Santos Dumont e a vida no planeta”; “Educação se faz assim: Com Gestão Empreendedora Nota 10”.

Sobre o Prêmio SESI
O SESI acredita que, ao reconhecer as boas escolas, valoriza um setor que merece a atenção e a colaboração de todos aqueles que têm interesse em construir um país melhor. Incentivar a criação e a implementação de ações que façam da instituição de ensino um ambiente agradável e reafirmem seu papel como principal colaborador na formação dos futuros cidadãos brasileiros é um compromisso que o SESI procurou cumprir com a criação do Prêmio SESI de Qualidade na Educação (PSQE).
O prêmio é um esforço de empresários do setor industrial, em parceria com a UNESCO e o Movimento Todos pela Educação, com a finalidade de estimular a melhoria da educação básica no país a partir da escola. Todas as escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio, e as instituições da Rede SESI de Educação podem participar.