Alunos e professores da Escola Municipal Paulo Freire (Parque Amazonas), que integra a Rede Municipal de ensino de Imperatriz, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizam esta semana a III Feira Científica da instituição (FECIPAF - 2013).
O evento, realizado em dois dias, conta com a participação de outras escolas da região da Grande Cafeteira e traz o tema A Iniciação à Pesquisa Científica na busca de alternativas para mudar o mundo. O objetivo é incentivar a pesquisa no âmbito educacional, conforme explica Cleres Carvalho, vice-gestora da escola.
"O objetivo geral da nossa feira de ciências é incentivar educadores e educandos a fazerem uso dos eixos norteadores da iniciação à pesquisa científica (observar, refletir, investigar e agir) na elaboração de projetos científicos envolvendo as ciências exatas, naturais, sociais e humanas, relacionando-as com descobertas e invenções no cotidiano, elaborando hipóteses e ações que viabilizem a melhoria da qualidade de vida, bem como o desenvolvimento sustentável".
Marli Oliveira de Sousa, gestora da escola Paulo Freire, ressalta que os projetos apresentados por aproximadamente mil alunos atendidos na instituição envolvem temas diversificados. "A III FECIPAF envolve diversos temas e todos os níveis de ensino da nossa escola e escolas convidadas. As turmas de educação infantil trabalham o tema meio ambiente; as turmas do Ensino Fundamental, a qualidade de Vida, sustentabilidade ambiental, Redução da mortalidade Infantil, Saúde das Gestantes, Igualdade entre os sexos e valorização da mulher, combate a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis e as turmas de Educação de Jovens e Adultos trabalham projetos que envolvem a temática Desenvolvimento sustentável e Empreendedorismo".
Para a coordenadora da Comissão de Ciência e Tecnologia (COMCITEC) do município, Socorro Bezerra, a ação é resultado dos investimentos em educação de qualidade e incentivo à pesquisa. "Desde 2010 temos investido em ação que fomentem a pesquisa dentro das escolas da rede municipal melhorando assim a qualidade da educação oferecida. A III FECIPAF nos orgulha por ser a maior feira de todas as escolas do município. Além de envolver projetos de outras instituições de ensino, a Feira de Ciências da Escola Paulo Freire é uma das ações que integram a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia". (Luana Barros - ASCOM)