O objetivo foi possibilitar, por meio do esporte, que os estudantes sejam protagonistas do seu processo de formação social

Entre os dias 01 a 17 de novembro, foi realizada a I Copa Madalena de Canossa com 150 estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento, coordenado pelo professores de Educação Física Thiago Nascimento de Sousa e Edimar Pereira Santos, contemplou as modalidades futsal, travinha, tênis de mesa, dama e corrida de 100 metros.

Sobre o objetivo da copa, o professor Magno Ribeiro Silva, gestor da Escola Municipal Madalena de Canossa, explica: "Ao analisar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/96) em seu artigo 2º, identificamos que a finalidade da educação escolar é 'o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho'. Nesse sentido, é lançada à escola a necessidade de formação plena do educando, levando em consideração nesse processo a realidade social dos sujeitos e ainda, a valorização da experiência extraescolar. Diante do exposto, o objetivo foi possibilitar, por meio da prática esportiva, que os estudantes desenvolvam competências e habilidades que possibilitem a alunos e alunas serem protagonistas do seu processo de formação social".
A cerimônia de encerramento e premiação de 80 alunos com medalhas de ouro, prata e bronze nas suas respectivas categorias ocorreu no dia 17 de novembro, às 14h, e teve a presença de toda a equipe escolar, além dos pais e alunos. O evento contou ainda com a apresentação da Banda Marcial da Escola Madalena de Canossa.
A Escola Madalena de Canossa integra as 156 unidades escolares (creches e escolas na zona urbana e rural) da rede municipal de ensino de Imperatriz de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). (Luana Barros/ASCOM)