Na manhã dessa sexta-feira, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, participaram da solenidade de inauguração do Laboratório de Informática da Escola Hebe Cortez (JK), que integra a rede municipal de ensino de Imperatriz.
Durante o evento, o secretário Zesiel Ribeiro ressaltou os avanços que o Setor de Tecnologias e Mídias na Educação tem realizado desde 2009. “No início de 2009, a rede municipal de ensino possuía apenas 11 escolas equipadas com laboratórios de informática e 10 escolas com Mesas Educacionais do Sistema Positivo. Atualmente, em toda a rede contabilizam-se 90 laboratórios de informática montados na zona urbana e rural. O número de computadores teve um aumento significativo; em 2009 contabilizava-se 130 e hoje, em toda a rede municipal, encontram-se mais de 600 máquinas”, explicou.
A ação integra as atividades do Setor de Tecnologias e Mídias na Educação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), que tem o objetivo de atender a todas as áreas de tecnologia da secretaria, laboratórios de informática das escolas e creches e departamentos. Realizando manutenção em computadores, nobreaks, estabilizadores, pequenos reparos em impressoras, configuração em redes de internet, distribuição de internet em laboratórios das escolas municipais, além do acompanhamento e suporte em eventos realizados pela secretaria, escolas e todos os setores que compõem a rede municipal de educação.
Na presença de pais, alunos, professores e comunidade do bairro, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, falou da importância do uso de tecnologias aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem.
“Esta é mais uma etapa que realizamos em prol da melhoria que temos feito na educação de Imperatriz. O uso das diversas tecnologias hoje é imprescindível no processo educativo. Recentemente inauguramos uma escola no Povoado Água Boa e lá também inauguramos um laboratório de informática, porque nosso objetivo é dar iguais condições de acesso à educação de qualidade aos mais de 42 mil alunos da rede municipal”.
PROINFO - Os 16 computadores instalados no laboratório de informática da Escola Hebe Cortez integram o Programa Proinfo do Ministério da Educação (MEC).
O Proinfo é o Programa Nacional de Tecnologia Educacional desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com estados e municípios e tem como objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, municípios e o Distrito Federal devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14327
Comentários