Integrantes do projeto Arte & Cidadania nas Escolas na abertura do evento

Gestores, coordenadores, professores e alunos da Escola Municipal Frei Tadeu, localizada no bairro Vilinha, receberam, na manhã dessa sexta-feira (16), com muita festa, os integrantes do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, coordenado pelo poeta/cantador Zeca Tocantins e pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares.
Acompanhando os citados coordenadores, o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, Antonio Mariano Lucena Filho, escritores membros da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, parceira do projeto, e membros do Comissariado de Justiça, que integram a área de ética e cidadania do projeto.
No primeiro momento, os alunos receberam nas salas de aula os comissários, os quais passaram a eles noções de cidadania, baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Os comissários também explanaram sobre os perigos das drogas que constantemente rondam as escolas, bem como os perigos da prostituição.
Antes de iniciar o momento cultural, no pátio da escola, o juiz Delvan Tavares ministrou palestra motivando os alunos a se aprofundarem nos estudos, para que possam alcançar seus objetivos. De acordo com o magistrado, somente a escola pode conduzir o jovem para o caminho bem sucedido na vida.
Em seguida, o poeta/cantador Zeca Tocantins conduziu o momento cultural, que é exatamente a troca de experiências de artistas, poetas, que integram o projeto, com os alunos da escola que apresentam músicas, teatro e declamam versos. “Este momento é que descobrimos vários talentos artísticos por onde passamos”, diz Zeca Tocantins.
O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Lucena Filho, disse que o projeto já visitou desde sua criação mais de 80 escolas. “O projeto não consiste apenas em cultura e arte, mas tem um enorme alcance social, quando os comissários e o juiz Delvan Tavares os motivam a estudarem e a se tornarem verdadeiros cidadãos”, assinala Lucena. (Domingos Cezar / ASCOM)