A Arena Multicultural esteve sempre lotada de estudantes durante as competições

Domingos Cezar

Após uma série de competições que reuniu treze escolas da rede municipal de ensino, foi encerrada, no final da tarde de sexta-feira (17), a gincana estudantil promovida pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL), coordenada pelo acadêmico, cantor e compositor Zeca Tocantins.
As escolas, por intermédio de suas diretorias, receberam previamente exemplares do livro "Eu, Imperatriz", obra da professora, escritora, pesquisadora e acadêmica Edelvira Barros, que narra a história de Imperatriz desde a sua fundação até 1972, ano do lançamento do livro.
Após uma semana de embates culturais entre as escolas envolvidas, foram classificadas para a grande final as escolas municipais Giovanni Zanni, Frei Paulo de Glaymoor, José de Alencar e Frei Manoel Procópio, cujos alunos lotaram as dependências da Arena Multicultural do 11º Salimp.
Os alunos de todas as escolas competidoras deram uma demonstração clara que estudaram e se dedicaram a aprender a história do município de Imperatriz, em todos os setores destacados pela autora Edelvira Barros. A competição era concluída com um momento cultural apresentado por todas as escolas.
Sagrou-se campeã da gincana estudantil a Escola Municipal Frei Manoel Procópio, que marcou 300 pontos, enquanto a Escola Municipal Frei Paulo de Glaymoor ficou com a segunda colocação ao obter 290 pontos na tabela da competição.
A mesa de jurados esteve composta pela professora Auxiliadora Pessoa (Secretaria Municipal de Educação), Domingos Cezar Ribeiro (Academia Imperatrizense de Letras - AIL) e Francisco Emerson Duarte (Comissariado de Justiça).
As escolas que obtiveram o primeiro e segundo lugares vão receber a premiação na próxima quinta-feira, durante a reunião semanal da Academia em sua sede situada na Praça da Cultura. A premiação será entregue pela presidenta da AIL, professora e escritora Edna Ventura.