Domingos Cezar
Após uma série de competições que reuniu treze escolas da rede municipal de ensino, foi encerrada, no final da tarde de sexta-feira (17), a gincana estudantil promovida pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL), coordenada pelo acadêmico, cantor e compositor Zeca Tocantins.
As escolas, por intermédio de suas diretorias, receberam previamente exemplares do livro "Eu, Imperatriz", obra da professora, escritora, pesquisadora e acadêmica Edelvira Barros, que narra a história de Imperatriz desde a sua fundação até 1972, ano do lançamento do livro.
Após uma semana de embates culturais entre as escolas envolvidas, foram classificadas para a grande final as escolas municipais Giovanni Zanni, Frei Paulo de Glaymoor, José de Alencar e Frei Manoel Procópio, cujos alunos lotaram as dependências da Arena Multicultural do 11º Salimp.
Os alunos de todas as escolas competidoras deram uma demonstração clara que estudaram e se dedicaram a aprender a história do município de Imperatriz, em todos os setores destacados pela autora Edelvira Barros. A competição era concluída com um momento cultural apresentado por todas as escolas.
Sagrou-se campeã da gincana estudantil a Escola Municipal Frei Manoel Procópio, que marcou 300 pontos, enquanto a Escola Municipal Frei Paulo de Glaymoor ficou com a segunda colocação ao obter 290 pontos na tabela da competição.
A mesa de jurados esteve composta pela professora Auxiliadora Pessoa (Secretaria Municipal de Educação), Domingos Cezar Ribeiro (Academia Imperatrizense de Letras - AIL) e Francisco Emerson Duarte (Comissariado de Justiça).
As escolas que obtiveram o primeiro e segundo lugares vão receber a premiação na próxima quinta-feira, durante a reunião semanal da Academia em sua sede situada na Praça da Cultura. A premiação será entregue pela presidenta da AIL, professora e escritora Edna Ventura.
Comentários