Crianças de 1º ao 5º ano se divertiram no espaço da Avenida Beira Rio

Escolas de Educação Infantil e Creches da rede municipal de ensino vivenciam a Semana Mundial do Brincar. Com criatividade, a Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa preparou nesta sexta-feira, 31, um piquenique divertido como culminância do projeto. Crianças de 1º ao 5º ano aproveitaram o espaço da Avenida Beira Rio para se divertir no parquinho, na quadra esportiva, no gramado, com a brincadeira Cabo de Guerra, além do lanche delicioso e saudável.

O projeto faz parte do calendário letivo da Secretaria Municipal de Educação, Semed. Visa destacar o brincar como forma de aprendizagem, enfatizando a importância do desenvolvimento da criança, a partir de atividades lúdicas, da interação com os colegas e vivências inovadoras.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Patrícia Ribeiro, foi lançado o desafio para as professoras, que durante toda a semana, realizaram atividades lúdicas com as crianças. "Esse momento foi organizado pelas professoras da educação infantil com apoio dos pais dos alunos que autorizaram, por escrito, a saída da unidade de ensino para este outro ambiente", explicou. 
Ela revela ainda que o espaço da Beira Rio foi escolhido por ser considerado o cartão postal da cidade, já com brinquedos e espaço suficiente para as crianças ficarem à vontade para as brincadeiras. "O espaço é adequado para a proposta da atividade e com área verde para o piquenique", frisou.
A iniciativa contemplou as crianças dos turnos da manhã e tarde. A logística de transporte teve apoio da Semed, na disponibilidade de ônibus para o deslocamento. A professora Silvane Rodrigues dos Santos, revela que para cada dia foi pensado uma brincadeira diferente. "No primeiro dia montamos um túnel, no segundo realizamos um banho de balde, que as crianças gostaram muito, no terceiro dia fizemos a dança das cadeiras e a culminância foi o piquenique", relatou.
Na Escola Municipal Edelvira Marques as crianças vivenciaram sua criatividade e imaginação, com visita a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Uemasul, para contemplar âmbitos sociais, afetivos, culturais e cognitivos, através do brincar e vivências lúdicas. Participaram da atividade as turminhas do I e II período, com as professoras Rosilene Sousa Rosângela Feitosa. (Sara Ribeiro-Ascom)