Depois de décadas funcionando com dificuldades e estrutura precária, a Escola Municipal João Guimarães (povoado Água Boa) será entregue à comunidade do povoado totalmente reformada. A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), ultima os preparativos para a inauguração da reforma e ampliação da escola, que acontece neste sábado (28), às 8h, com a presença do prefeito Madeira, do secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, de vereadores e das comunidades beneficiadas.
De acordo com Raimundo Sousa Nascimento, coordenador do Departamento de Levantamento e Situação Escolar (LSE) da SEMED, a Escola Municipal João Guimarães tem um total de 162,47 m² de área construída.
“A Escola Municipal João Guimarães, depois da reforma e ampliação, conta agora com os seguintes ambientes: sala de aula, laboratório de informática com cinco computadores, pátio coberto/refeitório, cozinha, depósito, secretaria, banheiros (masculino e feminino) e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, totalizando 162,47m² de área construída”.
Histórico da escola - A Escola Municipal João Guimarães surgiu a partir da necessidade da comunidade, percebida pelo morador Urçulino Marques, que foi à procura de Constantina Pereira Nunes, em Lagoa Verde, que conseguiu que nesta comunidade funcionasse uma extensão da escola “Mãozinha” - Coelho Neto. Sua primeira professora foi Maria Creusa Pereira dos Santos, que trabalhou nesta escola entre os anos de 1977 a 1982. Depois veio a segunda professora, que iniciou em 1982 e saiu em 1986, e mudou o nome da escola, passando a se chamar Escola Municipal Euclides da Cunha, que deixou de ser extensão e passou a ser municipal. Maria Gildete Alves de Brito, atual gestora da escola, iniciou suas atividades nesta escola em 1987. E, em 1993, na gestão do prefeito Davi Alves Silva, a escola foi construída e em 1994 mudou de nome, tornando-se Escola Municipal João Guimarães. (Comunicação)

Ações de infraestrutura escolar

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem se preocupado em oferecer uma educação de qualidade priorizando o desenvolvimento humano em toda a rede municipal de ensino. Para isso, é imprescindível oferecer aos mais de 40 mil alunos estrutura física e pedagógica de qualidade. Em Imperatriz esta preocupação é percebida pelas diversas construções, reformas e ampliações realizadas desde 2009 nas escolas:

Enoque Alves Bezerra
Humberto de Campos
João Guimarães
Senhor Jesus
São Félix (construção de muro)
Juscelino Kubitschek
Maria das Neves
Professor José de Queiroz
Mariana Luz
Madalena de Canossa
Tocantins (construção de sala de aula)
Castro Alves I (construção de sala de aula)
Marechal Rondon (construção de sala de aula)
Santa Maria (construção de salas de aula,
01 banheiro e 01 depósito)
Paulo Freire
Escola União (onde funcionará a Universidade
Aberta do Brasil – UAB Imperatriz)
Darcy Ribeiro
Frei Tadeu (em andamento)
Elisa Nunes (em andamento)
Pró-infância no Planalto (em andamento)
Santa Tereza (em andamento)
João Lisboa (em andamento)