A terceira edição deste ano do "Caravana Arte e Cidadania nas Escolas" visita, pela primeira vez, a Escola Municipal Presidente Costa e Silva, na Rua Fortunato Bandeira, Nova Imperatriz, nesta sexta-feira, 23. Promovido pela Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, o projeto conta com parceria do judiciário e incentiva a leitura, arte, poesia, noções de cidadania e prevenção às drogas aos estudantes da rede pública.
De acordo com o cronograma, a coordenação esteve na unidade no começo da semana e entregou o material de divulgação e fez a abertura das inscrições para as oficinas de danças, palestras e apresentações. "Estamos levando à Escola Costa e Silva, música, dança, literatura, além da artista Jô Santos, a Palhaço Peteleco e a novidade é um trio de forró de pé-de-serra", anunciou o coordenador do projeto, Osório Neto.
Com a apresentação musical, o objetivo é antecipar a divulgação dos festejos juninos deste ano. A proposta, também, busca envolver estudantes que não tiveram atividades no período carnavalesco. Em parceria com o pesquisador Fernando Cunha, a Fundação Cultural pretende realizar, nas próximas edições, dentro do projeto, uma exposição de fotografias históricas de Imperatriz, das décadas de 1950, 1960 e 1970, e ao lado uma imagem do mesmo local nos dias atuais para possibilitar conhecimento e reflexão aos estudantes. Ao fim do projeto, a exposição será mantida na Fundação. O presidente da FCI, José Carneiro Buzuca, reforça que "as ações levam cidadania aos alunos e comunidade, com arte e diversão à rede municipal"
Histórico
Do ano passado até agora, já foram realizadas 15 edições do projeto "Arte e Cidadania nas Escolas", que começou pela zona rural de Imperatriz. A meta, segundo Osório Neto, é levar a ação a 30 escolas. "Nossa intenção é revelar os talentos da classe estudantil, valorizar os artistas locais e mostrar caras novas". (João Rodrigues - Ascom)
Comentários