Projeto estimula alunos à prática da arte, cultura e cidadania

O projeto Arte & Cidadania nas Escolas desembarca nesta sexta-feira (25), pela primeira vez, na Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa, localizada no Conjunto Itamar Guará. O estabelecimento de ensino da rede municipal tem como gestora a professora Josinery Serafim, e como coordenadora a professora Patrícia Ribeiro Areia.

Criada por intermédio da Lei Ordinária Nº 1.552/2014, assinada pelo prefeito Sebastião Madeira, a municipalidade prestou uma homenagem à servidora pública Maria Evangelista, a Lia, que por muitos anos trabalhou na Prefeitura de Imperatriz, passando pelas mais diversas administrações, até a atual.
No artigo 1º da Lei ordinária reza que, "Fica denominada de Maria Evangelista Sousa a Escola Municipal localizada no Conjunto Itamar Guará. A escola Pró Infância, conforme explica o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, foi inaugurada no dia 20 de fevereiro deste ano e serve à comunidade do citado conjunto e adjacências.
Para o coordenador do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, Zeca Tocantins, é uma honra levar o projeto a escolas suburbanas, onde estudam crianças de famílias carentes, que precisam de uma oportunidade para mostrar seus talentos artísticos. "E um dos objetivos do projeto é revelar esses artistas", diz o coordenador.
Entusiasmado também se encontra o presidente da Fundação cultural de Imperatriz - FCI, Antonio Mariano Lucena Filho, porque a escola foi homenageada com o nome de Maria Evangelista Sousa, mãe de Antonio Fabrício Sousa Barbosa, um dos coordenadores da FCI e integrante do projeto Arte & Cidadania nas Escolas.
O coordenador do projeto na área de Cidadania, Delvan Tavares, juiz da Vara da Infância e Juventude, é o responsável pela palestra principal no que diz respeito à ética e cidadania. Em sua mensagem, o magistrado motiva os alunos a estudarem cada vez mais, a respeitarem seus professores, para que possam alcançar seus objetivos.
Antes da mensagem de Delvan Tavares e do momento cultural comandado por Zeca Tocantins, os alunos receberão na sala de aula palestras sobre o ECA - Estatuto da Criança e Adolescente, ministradas pelos membros do Comissariado de Justiça, que integram o projeto. (Domingos Cezar/ASCOM)