Escritores Livaldo Fregona e Domingos Cezar autografam suas obras para os alunos

Na tarde da última sexta-feira (28), gestores, professores e alunos da Escola Municipal Giovanni Zanni - localizada no bairro Bacuri, próxima ao centro da cidade - receberam com festa o projeto Arte & Cidadania nas Escolas, que tem a coordenação da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) e Vara da Infância e da Juventude, com participação do Comissariado de Justiça.
Esta é a terceira escola visitada pelo projeto neste ano letivo. Previamente agendado por seus coordenadores, o Arte & Cidadania nas Escolas já esteve visitando a Escola Castro Alves I, situada na vila Redenção I; a Escola Municipal Frei Tadeu, situada no bairro da Vilinha, e por último a Escola Giovanni Zanni, que aguardava ansiosa a animada visita dos integrantes do projeto.
A exemplo das edições anteriores, a programação teve início nas salas de aula, com palestras ministradas pelos Comissários de Justiça, as quais tratam de questões concernentes a cidadania e ética. Logo após as palestras, desenvolveu-se o momento cultural iniciando com a apresentação de música dos mais diferentes gêneros e recital de poesias pelos alunos da escola.
Na ocasião, o juiz Delvan Tavares proferiu palestra de ânimo no sentido de que os jovens possam dar prosseguimento aos estudos escolhendo uma profissão para a qual tenha vocação. O magistrado se apresenta como um exemplo de um aluno oriundo de uma família humilde, mas que galgou posição e trabalho digno em face ao empenho na escola que o levou à universidade.
O coordenador Zeca Tocantins informa que o projeto Arte & Cidadania nas Escolas, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores, está sendo muito bem recebido pelos gestores, supervisores, coordenadores, professores e alunos das escolas visitadas. “Nossa expectativa é de que alcancemos o objetivo desejado pelo projeto, que é revelar talentos e tornar os estudantes em verdadeiros cidadãos úteis à sociedade”, diz Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.
A escola contemplada com a visita de artistas e intelectuais tem como gestora a professora Lucilene Nogueira dos Anjos e como coordenadora a professora Maria Antônia, as quais coordenaram a programação cultural da escola ao lado do professor Charles Oliveira, da Fundação Cultural de Imperatriz, que substituiu o coordenador Zeca Tocantins, que se encontra no Rio Grande do Norte participando de um encontro de poetas e trovadores nordestinos. A programação da Escola Giovanni Zanni contou com a participação dos cantores Clodoaldo Bezerra e Reginaldo Parente e dos escritores Livaldo Fregona e Domingos Cezar, os quais representaram a Academia Imperatrizense de Letras – AIL. No pátio da escola ficaram à disposição do público exposições de literatura de cordel, artesanato e pintura (alunos e comunidade), obras literárias e CDs de artistas regionais. (Domingos Cezar/ASCOM)