Promovido pela Fundação Cultural de Imperatriz e Vara da Infância e da Juventude, o projeto Arte & Cidadania nas escolas desembarca na manhã desta sexta-feira (21), a partir das 8h, na Escola Municipal Frei Tadeu, situada na Rua Sete, S/N, Bairro Vilinha.
Frei Tadeu é o segundo estabelecimento de ensino visitado este ano pela caravana de juízes, promotores, comissários de justiça, artistas e intelectuais que integram esse importante projeto que leva a arte e cidadania para os alunos das escolas beneficiadas.
A primeira edição do projeto neste ano letivo aconteceu na tarde da última sexta-feira (14), na Escola Castro Alves I, Vila Redenção II, oportunidade em que os alunos ouviram palestras sobre cidadania, ética, comportamento, o perigo das drogas e da prostituição nos dias atuais.
Coordenado pelo poeta/cantador Zeca Tocantins e pelo juiz de Direito Delvan Tavares, o projeto Arte & Cidadania é uma verdadeira troca de conhecimentos entre estudantes, palestrantes e artistas, nas mais diversas áreas, seja das artes, da literatura e da cidadania.
No entendimento de seu idealizador e coordenador, Zeca Tocantins, o projeto proporciona à escola descobrir os mais diversos talentos artísticos de seus alunos. “Eles nos premiam com belas músicas, peças teatrais, dança, pintura, enfim, as mais expressivas formas de arte”.
As escolas recebem da coordenação do projeto palestras educativas, exposições fotográficas, livros e discos de escritores e artistas da terra, estrutura de som, além das presenças constantes de escritores, artistas e operadores de Direito que leva ética e cidadania.
Diretores, supervisores e professores das escolas, em contrapartida, são responsáveis pelos ensaios do momento cultural, organização de exposição de livros, além de estimular os estudantes a produzirem poesias e desenhos artísticos para serem expostos durante a solenidade cultural.
Promovido pela Fundação Cultural de Imperatriz e Vara da Infância e da Juventude, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Unidade Regional de Educação – URE e Academia Imperatrizense de Letras – AIL e participação da Associação Artística de Imperatriz (Assarti).
A próxima escola a ser visitada ainda neste mês de março é a Giovanni Zanni, situada no bairro São José do Egito – Grande Bacuri – na tarde do próximo dia 28. O projeto visitará por todo o ano letivo 10 escolas públicas agendadas pela Fundação Cultural de Imperatriz. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14958
Comentários