Zeca Tocantins comanda a programação artística
O juiz Delvan Tavares fala de ética e cidadania aos alunos

A manhã de sexta-feira (21) foi de festa por parte de gestores, professores e alunos da Escola Municipal Frei Tadeu - localizada no bairro Vilinha - quando todos receberam com muita festa e alegria, os integrantes do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, sob a coordenação da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI e Vara da Infância e da Juventude, com participação do Comissariado de Justiça.
Coordenada pelo poeta/cantador Zeca Tocantins, a programação teve início com as palestras ministradas pelos Comissários de Justiça, nas salas de aulas, tratando de questões concernentes a ética e cidadania. Em seguida, no pátio da escola foi desenvolvido o momento cultural iniciando com a apresentação de uma peça teatral com cenas que retratavam um tribunal de júri para julgar um menor que cometeu delito.
Logo após a participação do grupo de alunos, o juiz Delvan Tavares disse que a peça teatral retratou muito bem a situação de jovens que cometem delito por falta de uma orientação educacional. "Um jovem se torna verdadeiro cidadão quando estabelece uma relação de respeito com a escola, seus professores e com a própria sociedade em que vive", destacou o magistrado.
"As ruas quase sempre não nos oferecem coisas boas, pois elas estão tomadas pelas drogas, pela prostituição e é na escola onde obtemos o conhecimento, por orientação dos professores, e é a escola o melhor espaço de convivência para os jovens", afirmou Delvan Tavares, que foi ouvido com atenção por dezenas de alunos que lotaram o pátio do estabelecimento escolar.
A programação constou ainda da apresentação do cantor Clodoaldo Bezerra, participação do cantor e escritor José Ribeiro e a efetiva participação de um grupo de rap da escola que prestou singela homenagem ao saudoso acadêmico José de Ribamar Fiquene. Na ocasião, os alunos receberam livros dos escritores Livaldo Fregona, José Ribeiro e Domingos Cezar e de outros membros da AIL, que não estavam presentes.
Os gestores e professores da escola receberam dos comissários livros e CDs de autores e cantores da terra. Ao agradecer a manifestação de apreço, o diretor Adailton Pereira se disse lisonjeado, assim como todo corpo docente da escola a qual, segundo ele, tem se esforçado para manter um ensino de boa qualidade. "Prova disso é que este ano uma aluna nossa foi aprovada em primeiro lugar no vestibular do IFMA".
A Escola Frei Tadeu tem ainda como vice-gestora a professora Maria Aparecida Dantas da Silva e como coordenadoras as professoras Francisca Selma Soares e Francisca da Silva Nascimento. A escola desenvolve um projeto denominado "Compreender a Diversidade Étnica e Cultural através da Arte", com o objetivo de sensibilizar e estimular professores, alunos e pais a desenvolver noções de arte, ética, cidadania e justiça.
Giovanni Zanni - O coordenador Zeca Tocantins informa que o projeto Arte & Cidadania nas Escolas se fará presente na próxima sexta-feira (28), no período da tarde, na Escola Municipal Giovanni Zanni. O estabelecimento de ensino, que se situa no bairro Bacuri, nas proximidades do centro da cidade, tem como gestora a professora Lucilene Nogueira dos Anjos e como coordenadora a professora Maria Antônia, as quais coordenam a programação cultural da escola. (Domingos Cezar/ASCOM)