Ao lado de professores, Domingos Cezar ministra palestra ambiental

Professores da Escola Municipal Darcy Ribeiro, situada no bairro São José, tomaram a iniciativa de adotar um projeto ambiental no sentido de conscientizar os alunos da necessidade de manter a cidade limpa, não jogar lixo nos riachos, enfim, levar essa conscientização às pessoas de suas respectivas comunidades.

Os alunos sugeriram junto a seus professores a adotarem o livro "Expedições pelos rios Araguaia e Tocantins", de autoria do escritor e ambientalista Domingos Cezar. Decidiram começar o projeto nas margens do rio Tocantins, na Beira Rio, aonde o ambientalista proferiu palestra sobre as mudanças verificadas no rio Tocantins.
O ambientalista explicou aos adolescentes que o rio já foi navegável, com barcos de todos os calados, que transportavam pessoas e mercadorias para as cidades e povoações de suas margens. "Hoje o rio não tem mais capacidade de navegação, até mesmo por barcos de pequeno porte durante o verão", lamenta.
Ele assinalou que a última grande enchente no rio Tocantins aconteceu no inverno de 1980, quando as águas do rio chegaram entre 17 a 18 metros acima do nível normal, ameaçando atravessar a Rua Dom Pedro II chegando perto do prédio do então Café Marivete, hoje Comunidade Aliança Sagrada Família.
"Hoje o rio não chega a 8 metros acima do nível durante o inverno, porque é controlado por técnicos da hidrelétrica do Estreito", disse Domingos Cezar, explicando que a derrubada da mata ciliar também colaborou decisivamente para o assoreamento do rio. "Isso também colaborou com a extinção de várias espécies de peixe.
De acordo com o ambientalista, sem a mata ciliar não há frutos para os peixes se alimentar, com isso se deu a extinção de espécies que eram tão comuns no rio Tocantins. "É preciso que cada um de vocês se torne agentes de transformação levando essa nossa mensagem para que possamos cuidar da natureza para ter uma melhor qualidade de vida", concluiu o ambientalista.
Arte & Cidadania - A Escola Darcy Ribeiro também está se preparando para receber, no próximo dia 20, os integrantes do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, capitaneado pelo poeta Zeca Tocantins e pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares. O coordenador Zeca Tocantins informou que a recepção ao projeto na Escola João Silva foi transferido dessa sexta-feira para o dia 10 de junho. (Francisco Lima/ASCOM)