Considerado um dos mais importantes projetos de alcance social, por seu envolvimento com a educação, cultura e cidadania, o Projeto Arte & Cidadania nas Escolas recomeça o ano letivo de 2014 levando ética, cidadania, música, poesia, teatro e as mais diversas manifestações culturais à Escola Municipal Castro Alves I.
Situada na Rua Guarani, esquina com Rua Rui Barbosa, na Vila Redenção II, a Escola Castro Alves I tem como gestora a professora Maria de Nazaré do Nascimento Santos e como coordenadoras as professoras Maria de Nazaré do Nascimento (matutino) e Cristiane Soraia Gonçalves (vespertino). A programação tem início previsto para 8h desta sexta-feira, 14 de março.
De acordo com o coordenador geral do projeto, Zeca Tocantins, nessa primeira etapa o projeto passará pelas escolas Frei Tadeu (21 de março), Giovanni Zanni (28 de março), Machado de Assis (11 de abril), Paulo Freire (25 de abril), CE União (9 de maio), São Vicente de Paula (16 de maio), Enock Alves Bezerra (23 de maio), Governador Archer (30 de maio) e Vespasiano Ramos (6 de junho).
Na segunda etapa, conforme informa o coordenador, foram contempladas as seguintes escolas: Santos Dumont (8 de agosto), Hebe Cortez (15 de agosto), CE Tancredo Neves (22 de agosto), CE Delahê Fiquene (29 de agosto), José Queiroz (12 de setembro), Tomé de Souza (19 de setembro), Tiradentes (3 de outubro), CE Estado de Goiás (10 de outubro), CE Nascimento de Moraes (24 de outubro) e Manoel Procópio (31 de outubro).
O projeto Arte & Cidadania nas Escolas foi idealizado pelo poeta/cantador Zeca Tocantins, que o coordena ao lado do Juiz de Direito Delvan Tavares, este responsável, juntamente com membros do Comissariado de Justiça, das lições de ética e cidadania dirigidas aos alunos das escolas visitadas.
O Arte & Cidadania nas Escolas tem como responsáveis a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) e Vara da Infância e Juventude, e conta com o decisivo apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Diretoria da Unidade Regional de Educação (URE) e Academia Imperatrizense de Letras (AIL).
Ações oferecidas - De acordo com Zeca Tocantins, o projeto oferece às escolas palestras educativas com comissários, juízes e escritores; exposição fotográfica, doações de livros e discos de escritores e artistas da terra, estrutura de som para o momento cultural e presenças de escritores membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL).
Em contrapartida, a escola pode contribuir ensaiando os alunos para o momento cultural (música, dança, teatro, poesia); organizar uma exposição com discos de artistas de Imperatriz, organizar exposição com livros de escritores locais, estimular os alunos a produzirem poesias e desenhos artísticos para exposição e convidar os pais de alunos e artistas dos bairros visitados pelo projeto. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14953
Escola Castro Alves I recebe esta semana o projeto Arte & Cidadania nas Escolas
O projeto visitará 20 escolas públicas até o final do ano letivo
Comentários