Secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro,

Entre os dias 01 e 03 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), através do Departamento de Educação no Campo, realizará a 3ª Formação Continuada do Programa Escola Ativa.
O evento, que acontecerá no auditório da SEMED, contará com professores de 15 escolas, que aderiram ao Programa Escola Ativa, conforme esclarece a professora Maria da Piedade Oliveira Silva, coordenadora do Departamento de Educação no Campo da SEMED.
“O Programa Escola Ativa foi implantado no primeiro semestre de 2011 em 15 escolas que fazem parte da Educação no Campo da Rede Municipal de Ensino com salas multisseriadas. O objetivo do programa é criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida, buscando estimular vivências que objetivam a aprendizagem, a participação, a colaboração, o companheirismo e a solidariedade, envolvendo, reconhecendo e valorizando todas as formas de organização social”.
Maria da Piedade explica ainda que em todas as escolas que possuem o Programa Escola Ativa foram realizadas reuniões de sensibilização com alunos, professores e comunidade, a coordenadora afirma a importância desta ação. “Para que o programa dê certo precisamos envolver os pais e toda a comunidade, para isso trabalharemos nesta formação as seguintes temáticas: Introdução à Educação no Campo, História da Educação no Campo, Desigualdades, avanços, concepções, desenvolvimento sustentável e todas as questões ambientais. Escola e comunidade devem andar de mãos dadas”.
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, explica em que consiste o programa. “O Programa Escola Ativa é uma estratégia desenvolvida em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC) e com o Governo Estadual, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação corrigindo a distorção educacional e de idade e série, atendendo alunos que integram as salas multisseriadas em escolas localizadas em povoados da Educação do Campo de Imperatriz”.
“O Programa Escola Ativa é um jeito coletivo de fazer educação. Nossa preocupação é acolher, lutar e incluir, sempre buscando mecanismos de construir uma educação de qualidade também nas escolas da zona rural”, declarou Raimunda Santos Araújo, gestora da Escola Dom Marcelino.
Sobre o programa
O “Escola Ativa” é um programa de apoio político e pedagógico voltado para as classes multisseriadas. É resultado de parceria firmada entre os governos Federal e Municipal e busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.
A metodologia da Escola Ativa propõe: o trabalho em grupo alternadamente com todas as séries para que as crianças possam exercitar diferentes possibilidades de cooperação, comparação e troca de experiência. A presença de crianças mais experientes com uma menos pode se tornar fonte de aprendizagem. (Comunicação)