Domingos Cezar

Considerado o autêntico representante do forró pé de serra em Imperatriz e região, o cantor Erasmo Costa inovou com a gravação de seu 5º CD, no qual incluiu em seu repertório o ritmo da tradicional vaquejada reverenciado principalmente na região Nordeste do Brasil. A propósito, o canto da vaquejada sempre esteve presente em seus shows, daí a motivação de gravar esse ritmo apreciado pelos nordestinos.
De acordo com Erasmo Costa, a decisão de gravar o canto da vaquejada foi motivada, principalmente, pela aceitação do público de Imperatriz, da região Sul do Maranhão e dos vizinhos estados do Tocantins, Pará e Piauí, onde realiza show constantemente. Também é uma maneira de homenagear os vaqueiros, homens simples, que apreciam as músicas do artista. Aliás, Erasmo incorpora nos shows um novo figurino que o caracteriza a esse gênero musical.
O 5º CD, de acordo com a assessoria do artista, já está tocando nas emissoras de rádio de Imperatriz e região, e tem sido alvo de muitos elogios do público. “O artista deve cantar o que o povo quer ouvir”, afirma o cantor e compositor Erasmo Costa, reforçando a relação de respeito que tem com o seu público. São pessoas de todas as idades, adeptas dos ritmos de forró e vaquejada que têm recebido com carinho o novo CD.
O exemplo dessa receptividade está na procura pelo trabalho e nos diversos contratos para shows já assinados pelo cantor. O novo CD produzido pelo músico e produtor musical Hélio Amaral traz 15 músicas variadas de forró e vaquejada e uma pequena amostra do arrocha através da letra “Canceriana”, composição de Hélio Amaral.
A música “Capricorniana” e a canção de vaquejada “Caboclo encorajado” estão entre as mais tocadas nas emissoras locais. O CD traz ainda grandes clássicos da vaquejada, como “Boiadeiro errante” e “Mulher ingrata e fingida”. O cantor Adriano, da banda Cabrobó Show, faz uma participação especial na música “Basta acreditar na gente”, de autoria do compositor Zezito Doceiro. Erasmo Costa considera Adriano um grande parceiro e amigo, por isso não poderia deixá-lo fora desse projeto.
Carreira - Erasmo Costa tem 15 anos de carreira e começou a carreira, como tantos outros, tocando em barzinhos. Sua experiência musical tem um pouco de tudo: da MPB ao forró, do baião, xote e xaxado à vaquejada. O 3º CD e 1º DVD, intitulados “Canta Nordeste”, gravados no início de 2010, foram trabalhos que contaram com composições de Erasmo Costa, Hélio Amaral, os quais, além de fazerem um resgate de grandes nomes da música popular brasileira, como Luiz Gonzaga e João do Vale, trouxeram nomes da atualidade, como Petrúcio Amorim, Maciel Melo e Dorgival Dantas.
O 4º CD foi gravado ao vivo, no final de 2010, em uma das casas de shows em que Erasmo Costa costuma se apresentar em Imperatriz. O trabalho também agradou ao público cativo que só vem dando força para que Erasmo Costa continue investindo e se dedicando à carreira. Depois da divulgação do novo trabalho nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, Bahia e Amazonas, a expectativa de Erasmo Costa é agradar um público cada vez mais amplo.
Os ritmos que marcam seu trabalho são aceitos em todo o Norte e Nordeste do país. A intensidade dos contatos para shows atualmente é bastante animadora. Ele promete que não vai ficar parado, porque tem muito trabalho pela frente. Somente esta semana, Erasmo Costa e banda se apresentaram no pátio do Palácio do Comércio (terça-feira), na Flay Back (quinta-feira) e na Texana (sábado).