Vinculado à Secretaria de Saúde, o Programa Municipal de Equoterapia beneficia a população com mais de trezentos atendimentos por mês. Desde que foi implantado, em 2008, o programa tem levado saúde e esperança de dias melhores aos moradores de Imperatriz e de algumas cidades circunvizinhas.
Ao visitar a sede do programa, no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva, e conversar com alguns familiares dos beneficiados, é possível perceber a importância do método para o desenvolvimento dos participantes. Em entrevista, a mãe de Mauricio - morador da Bela Vista e que em decorrência de um acidente perdeu todos os seus movimentos - fala emocionada do atendimento que está recebendo no programa.
"Cada movimento aqui representa uma vitória, Maurício tem três filhos, sofreu um acidente há 04 anos e nove meses, e quando saiu do hospital mexia apenas com os olhos. Hoje, com a ajuda da equoterapia, ele já monta e se equilibra no cavalo sozinho", relata Sebastiana Trindade, ao contar a história de seu filho, que aos 26 anos luta para recuperar seus movimentos por meio das sessões de equoterapia e de fisioterapias.
Maurício começou a fazer parte do programa há pouco mais de dois meses, e assim como ele, há vários exemplos, como o adolescente Fernando, que começou a participar da equoterapia há 08 anos - quando mal montava no cavalo e hoje já consegue galopar sozinho.
"Para nós, foi uma evolução muito grande, o Fernando é autista e tinha sérios problemas de relacionamento, coordenação psicomotora e na própria fala. Hoje, com a prática da equoterapia, ele já monta sozinho, melhorou no comportamento, já consegue se relacionar melhor, e inclusive consegue conversar soltando frases, porque antes só falava palavras e olhe lá", comemora o pai do adolescente, Fernando Gonçalves, ao reconhecer o trabalho da Prefeitura em manter o programa.
A equoterapia é desenvolvida pela Prefeitura em parceria com o SINRURAL e funciona diariamente. É uma modalidade de tratamento que utiliza o cavalo como instrumento pedagógico direcionado a pessoas com deficiência, que abrange diversas patologias, bem como o autismo e a paralisia cerebral; foi implantado no município na gestão do prefeito Sebastião Madeira. Com a ampliação no número de atendimentos desde 2013, quando o programa passou a fazer parte da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), uma gama maior da população passou a ser atendida.
Para manter a qualidade do serviço, uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, pedagogo, educador físico, psicólogo, fonoaudiólogo, equitador e dois guias mantidos pela Prefeitura faz o atendimento à comunidade, com avaliações e acompanhamento diários.
A secretária de Saúde, Conceição Madeira, explica que as atividades do programa são mantidas com recursos da saúde, porque ela sabe dos ganhos que a sociedade tem a partir das sessões realizadas. "Nós mantemos a equoterapia porque dessa forma estamos contribuindo com a sociedade, melhorando a qualidade de vida da população de Imperatriz, tendo em vista que os treinos equoterápicos proporcionam evolução no quadro de saúde dos pacientes", afirma.
Utilizada como prática para o tratamento de pessoas com problemas neuropsicomotores, deficiências sensoriais, distúrbios comportamentais, vítimas de acidentes, síndromes diversas, AVCs, paralisia cerebral e outros, o Programa Municipal de Equoterapia, mantido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), vem mudando a vida de muitos imperatrizenses.
Vale ressaltar que a Prefeitura mantém o programa como terapia complementar, pois o município oferece outros tratamentos convencionais. Conceição Madeira informa ainda que para assegurar o tratamento às pessoas mais carentes, além de a SEMUS investir nesta modalidade terapêutica, o município disponibiliza transporte gratuito para alguns participantes cadastrados no programa. "Eu venho toda segunda-feira para cá na van da prefeitura, e graças a Deus que tem ela, porque eu não tenho carro próprio, e se não fosse essa van, ficaria muito difícil para eu vir", complementa Teresa Maria dos Santos.
De acordo com o coordenador do programa, Sinval Damasceno, a equoterapia de Imperatriz é referência no Estado, pois é o único programa ativo contínuo do Maranhão e que está de portas abertas para atender à comunidade.
"O atendimento é feito diariamente, e qualquer pessoa que necessitar do atendimento equoterápico pode nos procurar, para passar por uma avaliação. Estamos todos os dias lá no Parque de Exposição das 15h às 21h", informa Sinval, ao ressaltar que o atendimento tem deixados as famílias satisfeitas. "Além do atendimento aqui com as sessões, a Prefeitura ainda custeia o transporte de alguns pacientes mais carentes que não têm condições de chegar até o Parque de transporte particular, e isso tem beneficiado muitas famílias que antes ficavam impossibilitadas de participar da equoterapia", acrescenta o coordenador. (Maria Almeida/ASCOM)
Comentários