A proposta é organizar o início do ano letivo de 2016 junto às equipes que administram as unidades escolares municipais

Nessa quarta-feira (13), gestores escolares, vice-gestores e coordenadores pedagógicos participaram de reunião para estruturação do Encontro Pedagógico com o tema Plano Municipal de Educação (PME), que será realizado nos dias 19 e 20 de janeiro em toda a rede municipal de ensino de Imperatriz.

Sobre o objetivo do encontro, Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, declara: “Estamos iniciando mais um ano com a graça de Deus, que sejamos gratos a Ele por tudo que temos nos proposto fazer e tudo que temos conquistado e avançado na educação municipal. Este é um momento de planejar o que será realizado em nossas escolas no decorrer do ano, por isso convidamos os gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos para este encontro, pois em cada escola são eles que administram os recursos, os projetos e ações que serão executadas”.
“A proposta é organizar o início do ano letivo de 2016 junto às equipes que administram as unidades escolares. O ano letivo terá início com Encontro Pedagógico em toda a rede municipal, que abordará estratégias e metas do Plano Municipal de Educação (PME) que dizem respeito ao fazer pedagógico”, explicou Cleres Carvalho, secretária adjunta de ensino de Imperatriz.
A presidente do Fórum Municipal de Educação (FME), Inês de Jesus Silva, participou do encontro e, durante toda a manhã dessa quarta-feira (13), explicou estratégias e metas do PME que devem ser desenvolvidas nas atividades escolares e no fazer pedagógico.
“O Plano Municipal de Educação (PME) está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação e, mais integrado, ainda, à realidade, à vocação e às políticas públicas do município. A história, a geografia, a demografia do município, e sua proposta de desenvolvimento é que determinam as metas e as estratégias de suas ações na educação escolar”.
Dentre os objetivos do PME, Inês enumera alguns: garantir às crianças, à juventude e a pessoas adultas e idosas boas condições de acesso e permanência nas etapas e modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, melhorando assim a qualidade da educação oferecida; Melhorar a qualidade da educação, especialmente da rede municipal de ensino, investindo-se prioritariamente na formação continuada dos educadores e educadoras; Assegurar a efetiva aprendizagem dos/das estudantes envolvendo o domínio dos aspectos sócio-cognitivo-afetivo e cultural; Promover a atuação de uma gestão escolar democrática e participativa. (Luana Barros - ASCOM)