“Juntos devemos planejar, controlar, avaliar e prestar contas de forma transparente para toda a comunidade”, explicou Cleres Carvalho, secretária adjunta de ensino de Imperatriz

Com o objetivo de planejar e alinhar ações em toda a rede municipal de ensino de Imperatriz, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realiza reuniões nos dias 27 e 28 de janeiro com as equipes gestoras das unidades escolares. A reunião, sob coordenação dos departamentos Pedagógico e Jurídico, tem como pauta Gestão escolar - Limites e Possibilidades.
“Estamos alinhando ações e discursos para o ano letivo 2016 com todos que compõem as equipes gestoras de cada unidade escolar: gestor, vice-gestor, coordenador pedagógico, supervisor e orientador educacional. Abordamos nestes encontros os limites e as possibilidades de ações nas dimensões financeira e humana. A proposta é que a equipe decida as ações dentro da escola de maneira democrática. Assim, juntos devem planejar, controlar, avaliar e prestar contas de forma transparente para toda a comunidade”, explicou Cleres Carvalho, secretária adjunta de ensino de Imperatriz.
Além das questões pedagógicas da gestão escolar, o encontro teve espaço para questionamentos jurídicos com o advogado Dr. Enoque Cavalcante, que abordou questões legais em que se baseiam a gestão escolar como: portarias, leis, regimento escolar, além de dúvidas sobre prestações de contas.

A rede municipal de Imperatriz
A SEMED de Imperatriz é responsável por 156 unidades escolares entre creches e escolas na zona urbana e rural. Para atendê-las, a Secretaria de Educação tem os seguintes departamentos e gestores: Pedagógico (Anos Iniciais e Finais), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Setor Infantil, Inspeção Escolar, Serviço de Orientação Educacional (SOE) e Acompanhamento Escolar, Assessoria Pedagógica, Educação Física, Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCITEC), Apoio ao Educando, TV Escola, Mídias na Escola, Universidade Aberta do Brasil (UAB), Biblioteca Municipal, Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade, Educação para as Relações Etnicorracias, Projetos Especiais, Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Eventos e Fanfarras. (Luana Barros- ASCOM)