O benzeno é uma substância química presente na evaporação da gasolina. A contaminação pode acontecer por via oral pela respiração ou em contato direto com a pele. Para alertar a população sobre as medidas preventivas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) apoiou a ação educativa do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e instituições parceiras, nesta sexta-feira (26), em postos de combustíveis de São Luís.
Sete equipes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) estadual, da SES, participaram da atividade no Centro, Areinha, Avenida dos Africanos, Cohafuma, Forquilha e Araçagi.
"Estamos no Abril Verde, mês alusivo à saúde do trabalhador. O foco da campanha visa conscientizar a população e os trabalhadores sobre o risco de exposição ao benzeno, que pode acontecer em atividades nos postos de combustíveis, consultórios odontológicos, indústria têxtil e nas atividades em oficinas automotivas", alertou o coordenador do Cerest Estadual, Luciano Mamede.
O controle da exposição ocupacional em postos revendedores de combustíveis está previsto no anexo 2 da Norma Regulamentadora nº 9, que estabelece uma série de itens a serem cumpridos. As exigências incluem, por exemplo, treinamento dos trabalhadores, controle ambiental nos postos e higienização dos uniformes. A NR-9 é uma norma federal.
"A ação faz parte de um foco maior que é cuidar da saúde e segurança do trabalhador. Já fizemos uma conferência para orientar os donos de postos e frentistas sobre as obrigações e direitos de cada um. Hoje estamos com uma campanha educativa, para conversar com os frentistas e sobretudo conversar com a população sobre o abastecimento até o automático, que é quando a bomba dispara, para permitir que o frentista se afaste do tanque na hora do abastecimento e evite assim inalar o benzeno", explicou a procuradora do Trabalho e coordenadora da campanha, Anya Gadelha.
A campanha é para reduzir a exposição dos trabalhadores e dos motoristas ao benzeno. A recomendação é abastecer os veículos até o automático. Para o frentista José Lucio Lins, ações educativas são essenciais para prevenção de doenças. "Eu sempre faço meus exames. Fico de olho, pois sei que a gasolina tem a mistura do benzeno. É cancerígeno e precisamos prevenir para que não aconteça o pior. Eu só abasteço no automático, como forma de minimizar o risco", contou.
"É uma ação muito importante, pois mostra que o poder público está agindo em favor do povo, que é o seu papel. Precisamos estar conscientes e cuidar da nossa saúde", disse o pastor José Sousa.
"Eu já fui frentista. É importante que os profissionais, os donos de postos e a população saibam dos perigos para ajudar na mudança de postura dos postos, que devem oferecer máscara para os frentistas", opinou o técnico de refrigeração, Antônio Carlos Fonseca Carvalho.
Participam da ação a Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de São Luís (Cerest/Semus), o Procon - MA, o Sindicato dos Frentistas do Maranhão (Sinpospetro), o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindicombustíveis) e o Grupo SOS Vida Pela Paz no Trânsito (Maçonaria do Maranhão).
Benzeno
O benzeno é uma substância química presente na evaporação da gasolina. A contaminação pode ocorrer por via oral pela respiração ou em contato direto com a pele. Após o contato com o organismo, o benzeno pode causar parada cardiorrespiratória, edema pulmonar, vertigem, perda de consciência, confusão mental, tremor, convulsão, edema na pele, além de leucemia, linfoma, falência da medula óssea, hepatite tóxica e câncer de pulmão, bexiga, mama e ovário.
Comentários