Domingos Cezar
Promovida pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Sepluma), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Gincana Ecológica prossegue nos dias 4 e 5 de junho, no pátio do auditório do Palácio do Comércio, aonde se realiza o I Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina. Na oportunidade, as equipes vão expor seus trabalhos para os participantes do Fórum.
Após reunião com as equipes das secretarias de Sedel, a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), Ivanice Cândido Almeida, apresentou o regulamento que disciplina a I Gincana Ecológica, da qual estão participando 56 escolas públicas municipais, que formam as cinco equipes que concorrerão ao certame estudantil.
De acordo com os coordenadores da gincana, as equipes ficaram assim divididas com seus respectivos temas. A equipe Verde tratará do tema “Terra”, a equipe Preta, discorrerá sobre “Lixo”, a Branca, sobre o “Ar”, a equipe Azul, sobre a “Água” e a equipe Laranja tratará do tema “Fogo”.
A Secretaria de Educação, tendo à frente o secretário Zesiel Ribeiro e a secretária adjunta, Marinalva da Silva, e a presidente da Associação dos Gestores das Escolas Municipais, Cleomar Conceição da Silva, definiram por 56 escolas, em seus respectivos polos, do ensino fundamental II, com turmas de alunos dos 8º e 9º anos, assessorados pelos gestores, coordenadores e todos os professores.
Ivanice Cândido informou que a I Gincana Ecológica, que tem como tema “Preservação Ambiental: Compromisso de todos”, tem recebido a devida e necessária atenção do secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, do secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Quirino Cruz, o Neto do Ampere, bem como do prefeito Sebastião Madeira; “que estão empenhados para que a gincana movimente os estudantes e consiga o êxito desejado”.
Equipes concorrentes
A equipe Verde encontra-se definida com as escolas Elisa Nunes, Mariana Luz, Darcy Ribeiro, Raimundo Corrêa, Sinopse, Guilherme Dourado, João Silva, Mutirão, Sumaré, Moreira Neto e Manoel Ribeiro. A equipe tem como sugestão de tarefa, camadas da terra – globo terrestre, extinção dos animais, mal dos agrotóxicos ao solo, maquete de uma floresta e seus ecossistemas e o papel da clorofila e fotossíntese.
A equipe Preta também é formada por 11 escolas: Paulo Freire, Castro Alves I, Lago do Cisne, Maria das Neves, Santa Cruz, Ipiranga, Santa Teresa, Petrolina, JK, Dom Pedro I e Tomé de Sousa. Tem como tarefa a coleta seletiva do lixo, transformações e duração dos tipos de lixo, aterro sanitário, males do lixo para saúde, as problemáticas das pilhas e baterias no lixo doméstico e soluções para o lixo.
A Branca é formada pelas escolas municipais Morada do Sol, Madalena de Canossa, Frei Tadeu, Raimundo Aguiar, Machado de Assis, Pedro Abreu, São Jorge, Sousa Lima, Frei Damião, Marcílio Dias e Vital Brasil. Têm como tarefa, a poluição do ar nas grandes cidades, doenças transmitidas pelo ar, como funciona o pulmão dos seres racionais, esportes aéreos e o voo das aves.
A equipe Azul congrega as escolas Santos Dumont, Giovanne Zanni, Santo Inácio, Tiradentes, Dom Pedro II, José de Alencar, São Vicente de Paula, Frei Paulo, Santa Laura e Afonso Pena. Tem como tarefa o ciclo da água na natureza e no organismo humano, preservação e cuidados com a água, uso racional, doenças transmitidas pelas águas, poluição das águas e consequências da falta de água potável no organismo e na terra.
A equipe Laranja é composta pelas escolas Wady Fiquene, Tocantins, Sucesso da Criança, Santa Maria, Leôncio Pires dourado, Marechal Rondon, Princesa Isabel, Frei Manoel Procópio, Costa e Silva, Luiz de França Moreira, Renato Cortez e Camaçari. Tem como tarefa o problema das queimadas na floresta e cerrado, aquecimento global, queimaduras na pele humana, uso de protetores solar e como funciona o micro-ondas.
Comentários