Na sala de reuniões, o reitor Natalino Salgado e sua equipe de trabalho parabenizaram oficialmente o desempenho extraordinário da equipe do Instituto de Energia Elétrica-IEE da UFMA que na competição internacional trouxe para a Universidade Federal do Maranhão mais três premiações com os seguintes títulos: 1- Outtanding Performance Award (Prêmio de Melhor Desempenho Científico), 2- Best Technical Presentation Award, (Prêmio de Melhor Apresentação Técnica) e Prêmio da Agilent pelo resultado final da equipe, rendendo inclusive um multímetro digital para o grupo de pesquisa.
Com uma contextualização do cenário nacional e internacional a cerca da importância do incentivo político e técnico-científico dado às Inovações, o reitor Natalino Salgado abriu a reunião destacando o comparativo: “A China é o país que mais polui o mundo, mas também o que mais investe em energia alternativa, se aproxima de 13% do PIB o que ela destina à inovação. No Brasil, não chegamos a 0,5% do PIB em investimentos na área. Entretanto, vem uma política federal de incentivos fortes por aí, que devemos aproveitar”, observou Natalino.
Após as congratulações oficiais, fotos e seguindo o espírito da competição que é incentivar e desafiar as equipes formadas por estudantes universitários não só a apresentem propostas de soluções inovadoras e econômicas, mas também que se desenvolvam e se tornem profissionais melhores e mais capacitados para contribuir no desenvolvimento da tecnologia como um todo, o reitor pediu que se iniciasse a apresentação de um projeto de desenvolvimento de acionamentos elétricos voltados para a otimização de sistemas e custos, como o do protótipo vencedor, os fotovoltaicos.
Com o mesmo premiado orador, o estudante Victor Caracas entra em cena outra equipe do IEE da UFMA: o prof. Dsc. Luiz Antônio de Souza Ribeiro, (Dept. de Eng. Elétrica), e Msc. José Gomes de Matos, Dept. de Eng. Elétrica, Msc. Shigeaki de Leite Lima, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Eletricidade e Luís Felipe Leal Diniz, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Eletricidade, e apresenta o Projeto e análise de Viabilidade de Sistema FV (fotovoltaico) para a nova biblioteca central da UFMA.
Com uma exposição segura, detalhada e profissional, o mestrando Victor concluiu: A utilização da energia solar fotovotaica para suprir as demandas energéticas das instalações da biblioteca ou de qualquer outro prédio é eficiente, requer menos manutenção, maior vida útil,e tem custo mais baixo. o nosso projeto levará a UFMA ao pioneirismo no uso de energias limpas e tem tecnologia nacional, portanto é viável e inteligente.
Os participantes da administração superior da UFMA presentes na reunião fizeram considerações relevantes ao projeto, a exemplo do vice-reitor, Prof. Dr. Antonio Oliveira, que falou sobre as possibilidades científicas de projetos desse porte serem incentivados e se tornarem referência também para outras instituições de pesquisa durante a 64ª SBPC em 2012. O Pró-reitor de Pós-graduação, Fernando Carvalho, se colocou à disposição para apoiar no que for necessário ao projeto, e ao grupo, no que tange ao registro industrial e a patente do mesmo.
”Continuamos a investir na pesquisa e em inovações, enfim, no desenvolvimento da UFMA, assim creio que com o nosso incentivo e esforços coletivos para buscar o aprimoramento da proposta do sistema FV distribuídos e montados através de painéis em estacionamentos, passarelas e aqui mais especificamente em prédios como o Centro de Convenções, Paulo Freire, e a biblioteca, dentre outros, poderemos reduzir gastos com energia em médio e longo prazo, gerar uma nova cultura ambiental, os ganhos são imensuráveis para a sociedade”, resumiu entusiasticamente o reitor.


Sobre o International Future Energy Challenge 2011
O IFEC (International Future Energy Challenge) é uma competição internacional de engenharia que visa, através de desafios propostos a times de todas as partes do mundo, incentivar a inovação, conservação e uso eficiente da energia elétrica. A competição é promovida pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineering), que é o maior órgão mundial de regulamentação e incentivo ao desenvolvimento nas áreas relacionadas à energia elétrica. O IFEC, além de já possuir um grande prestígio internacional, está se tornando referência dentro das universidades brasileiras e mundiais, vindo a se tornar um importante evento da área.
A competição é realizada em regime bienal nos quais são sempre propostos 2 tópicos de interesse. Cada universidade pode realizar uma proposta para participar e resolver o desafio proposto por apenas um dos tópicos. Essa proposta é julgada e as universidades classificadas participam do desafio.
O desafio dura em média de 8 a 10 meses, tempo no qual as equipes classificadas deverão desenvolver os protótipos da solução proposta. Durante o tempo de desenvolvimento as equipes são avaliadas através de relatórios técnicos e de workshops realizados pela organização do evento. As equipes são avaliadas não só pelas características técnicas do seu projeto: eficiência, custo, menor volume, menor peso, vida útil, simplicidade e segurança, mas também pelo impacto educacional causado por esta equipe à sua universidade e comunidade onde vive.
A Universidade Federal do Maranhão contou nesta edição do evento com uma equipe composta por três alunos: João Victor Mapurunga Caracas (pós-graduando em Engenharia Elétrica), Guilherme de Carvalho Farias e Luis Felipe Moreira Teixeira (ambos do 8º período) e foi supervisionada pelo professor Dsc. Luiz Antônio de Souza Ribeiro, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMA.

Destaque nos resultados
Neste evento todas as equipes participantes do IFEC mostraram seus projetos e o avanços obtido com no desenvolvimento do protótipo. Nesta etapa foram selecionadas as seguintes 10 equipes para participação na final do evento: Topic (B) Low Power Induction Motor Drive System Supplied from a Single Photovoltaic Panel for an Emergency Water Treatment Device Maximizer Finalist Teams: Bangladesh University of Engineering and Technology Bangladesh 1. Cologne University of Applied Sciences - Germany 2. Delhi Technological University - India 3. Federal University of Ceara - Brazil 4. Federal University of Maranhao - Brazil 5. Federal University of Mato Grosso do Sul - Brazil 6. Los Andes University - Colombia 7. University of Illinois at Urbana-Champaign - USA 8. University of Puerto Rico-Mayaguez - Puerto Rico 9. Consortia of UT-Dallas and Texas Christian University - USA 10. Yangzhou University - China Haverá também uma solenidade Oficial de entrega dos Prêmios em setembro nos EUA. (Keyle Monteiro/ASCOM)