Médicos, enfermeiros e técnicos da equipe de intervenção do SAMU participaram da capacitação

A equipe de intervenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, participou, na manhã de quarta-feira, 25, de uma capacitação sobre Suporte Básico de Vida em Afogamento. Realizado no auditório da base da Bernardo Sayão, curso foi ministrado pelo Subtenente J. Lima, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, e contou com a presença de médicos, enfermeiros e técnicos. 

No treinamento foram discutidas as novas recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, SOBRASA, e Trauma e Suporte Pré-Hospitalar, PHTLS. "O objetivo desse treinamento é atualizar a equipe para atuar de forma eficiente neste período de veraneio, visto que o SAMU 192 atende nas praias, durante toda temporada" - explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, NEP, Tatiara Ghader.
Foram abordados, também, temas sobre cadeia de sobrevivência do afogado, grau do afogado e atendimento à vítima, tipo de afogamentos e fisiopatologia do afogado. "Os esclarecimentos passados pelo instrutor vão nos orientar melhor sobre a forma de agir diante das possíveis ocorrências. Isso nos proporciona segurança no serviço e assistência prestados ao usuário" - ressaltou a técnica em Enfermagem, Sara de Melo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, é disponibilizada aos sábados, domingos e feriados uma equipe do Samu de prontidão na Praia do Cacau, próxima ao Corpo de Bombeiros, para atendimento aos frequentadores.  "Nestes dias que o fluxo é maior mantemos a equipe no local, para atender os banhistas de forma mais rápida, em caso de alguma intercorrência" - afirmou o secretário de Saúde, Alair Firmiano. (Maria Almeida-Ascom)