A equipe tem como coordenadora geral, de forma voluntária, a primeira-dama Janaína Ramos. O trabalho será feito através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, na manhã de quarta-feira, 30, oficina de capacitação da equipe do Programa Criança Feliz. O objetivo foi para sistematizar e esclarecer dúvidas para o lançamento, sobretudo fazer um assessoramento técnico, que servirá de suporte para a implementação em Imperatriz.
O trabalho de acompanhamento e assessoramento técnico aconteceu no auditório da Sedes, no Centro. Atividades foram coordenadas pelas servidoras da pasta no estado, Ruth Mary, superintendente da Proteção Social Básica, e Josanira Rosa da Luz, técnica da Sedes. Também foram discutidos assuntos relacionados à constituição do Comitê Gestor, órgão ao qual caberá articular e pensar toda a política adotada com essa finalidade.
De acordo com a secretária da Sedes, Fátima Avelino, o Programa Criança Feliz potencializa as ações do Poder Público Municipal, através das ações da Sedes. "O programa vem para ampliar essa rede de proteção e cuidados sociais que existe em Imperatriz. Porque nossas crianças são nosso presente e o futuro delas está sob a responsabilidade de todos nós", ressaltou.
A equipe do programa tem como coordenadora geral, de forma voluntária, a primeira-dama, Janaína Ramos; como coordenadora técnica, Divina Leide; 03 supervisores e 15 visitadores. Para Janaína, inserir Imperatriz no Criança Feliz é possibilitar, com visitas domiciliares, melhor acompanhamento e orientação. "As famílias serão acompanhadas, sistematicamente, por profissionais capacitados para orientar os pais sobre a melhor forma de estimular seus filhos. O programa terá, ainda, ações integradas nas áreas de saúde, educação e cultura".
A primeira-dama acrescentou que a data de lançamento oficial do programa será na primeira quinzena de setembro. "Já está confirmado para o próximo dia 15, com a presença do senador Edison Lobão".
O trabalho será feito através de acompanhamento periódico de grávidas e crianças de até três anos de idade, que recebem o Bolsa Família. Nos casos de crianças com deficiência e dos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o acompanhamento se estenderá até aos seis anos incompletos. No total serão atendidas 500 crianças. (Léo Costa-ASCOM/PMI)