A patrulha contra a dengue continua. Na manhã de ontem (11), a equipe da Vigilância em Saúde esteve no bairro São José do Egito vistoriando residências e orientando os moradores sobre as medidas necessárias para se combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
O trabalho é intensivo, contanto com equipes que verificam a existência de água parada nas residências. Além de orientar, os profissionais também eliminam os focos existentes e os pontos de água parada. Carros de nebulização, popularmente chamados de fumacê, também participam das ações.
O trabalho é contínuo, mas foi intensificado no final do ano passado. A ideia é que a população esteja preparada para enfrentar o período de inverno, quando o número de casos da doença costuma aumentar. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Wyderlânnya Aguiar, faz parte dos objetivos da campanha mostrar que a dengue deve ser combatida diariamente. “A luta contra a dengue deve ser diária, e não apenas durante o período chuvoso”, explicou.
Na última segunda-feira (9) a equipe deu atenção especial ao parque de exposições Lourenço Vieira da Silva e às regiões próximas. O local é usado como abrigo para as famílias ribeirinhas, que foram desalojadas devido ao aumento do nível do rio Tocantins. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) quis garantir que todos estarão seguros durante o período em que estiverem fora de suas residências. (Comunicação)