O primeiro semestre do ano letivo de 2020 foi uma novidade para todos, principalmente para pais e filhos dos anos iniciais da escolarização. Uma nova realidade que trouxe exigências e desafios ainda não vivenciados. Muito engajamento e motivação foram necessários para que a rotina escolar permanecesse sólida e para que o aprendizado continuasse, mesmo fisicamente estando distantes da sala de aula. "Diferente dos jovens e adultos que possuem mais autonomia para o desenvolvimento dos estudos, os alunos matriculados na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental 1 necessitam de acompanhamento para realização das atividades escolares, mas algumas dicas podem tornar a rotina mais leve e proveitosa, além de contribuir com o aprendizado das crianças", avalia a pedagoga da Pitágoras Imperatriz, Milene Rocha. 
Com o objetivo de apoiar os pais em relação ao retorno das aulas no segundo semestre, Milene Rocha pontua algumas estratégias importantes para fechar o ano letivo das crianças de forma positiva em termos educacionais.

Mais do que nunca, pais e educadores em sinergia
Neste primeiro semestre, ficou claro que, embora não sejam educadores, os pais podem auxiliar seus filhos no desenvolvimento das atividades e no processo de aprendizado, principalmente quando respaldados pelos professores. Essa sinergia é fundamental.

Aproveite o momento para se organizar
Com rotinas específicas, cada família buscou se adequar da melhor forma possível para que as atividades escolares fossem repassadas aos pequenos. Uma dica importante para esta fase é analisar o melhor momento para auxiliar os filhos nos estudos sem a divisão de atenção como, por exemplo: na parte da manhã realizar as atividades propostas pelos professores e na parte da tarde possibilitar momentos de brincadeiras, descontração e relaxamento de uma forma intermitente para que fique mais leve, e não sobrecarregue a crianças com atividades sistematizadas.

Compartilhe as incertezas e mantenha o equilíbrio entre as atividades
No caso de dúvidas quanto à forma de auxiliar os filhos nas atividades escolares, recomenda-se que os pais ou familiares dialoguem com os professores e com a escola, pois é necessária essa união entre família e instituição de ensino. O trabalho em equipe pode ajudar os pais a não se sobrecarregarem, mantendo o equilíbrio entre as atividades, além de beneficiar também as crianças, que nesse momento são foco de toda atenção.

Faculdade Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, iniciação científica e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br .

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. (Assessoria)