Assegurar o fornecimento de energia elétrica, com qualidade e segurança, e o restabelecimento do sistema em caso de falta de energia, é o principal objetivo do plano operacional criado pela Equatorial Maranhão para o período de festas de fim de ano em 2019. Este plano busca proporcionar o bem-estar e conforto de toda a população maranhense durante esse período festivo. Assim, o Estado estará menos sujeito a problemas de ordem técnica, já que há causas inesperadas relacionadas a fenômenos naturais, como descargas atmosféricas, fortes ventos e erosões. Além de situações como acidentes em vias públicas e vandalismo, que também podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.
A Equatorial reforçou o número de equipes para o atendimento dos seus mais de 2,5 milhões de clientes em todo Estado, para que as festas transcorram normalmente, mesmo em caso de chuva. Serão 340 equipes e 1.209 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão, distribuídos em pontos estratégicos para garantir eficiência no atendimento em todo o Maranhão. No Natal, o plantão especial iniciará às 07h do dia 24/12 e vai até às 08h do dia 26/12. Já no Ano Novo, o plantão será das 07h do dia 31/12 às 17h do dia 01/01/2020.
Ações preventivas ocorrem durante todo o ano, e estão sendo intensificadas, objetivando a diminuição dos impactos do início do período chuvoso, que geralmente coincidem com as festas de final de ano, e aumentar a confiabilidade das redes elétricas. E dentre as ações estão: inspeção prévia, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores. Essas ações ainda colaboram para minimizar o risco de acidente.
Ligações Provisórias de Energia Elétrica
Para os promotores de eventos e para o comércio informal que necessitarem de energia elétrica em seus pontos de venda, a Equatorial Maranhão lembra que existe o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de garantir energia com qualidade.
A solicitação deste tipo de ligação pode ser feita com no mínimo 5 dias de antecedência em umas das agências de atendimento da Equatorial, e o cliente deve levar: RG, CPF, endereço completo de onde será realizada a ligação e a informação da carga que será utilizada. Para casos de comércio informal precisa levar a Autorização de Funcionamento expedido pela prefeitura local. É muito importante não deixar para última hora para não ser surpreendido pela falta de energia decorrente de uma sobrecarga das instalações internas, além de averiguar junto ao proprietário do imóvel escolhido para o evento, se as instalações elétricas do mesmo suportam a estrutura de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco, etc.). A Equatorial conta com equipes para verificar em campo a regularidade dessas ligações - ligações clandestinas e realizadas à revelia, serão desligadas.
Atendimento
Os pontos presenciais de atendimento ao cliente funcionam na terça-feira (24/12) até às 12h e retornam apenas na quinta-feira (26/12) no horário normal. Na terça-feira (31/12) ficarão abertos das 8h às 12h e retornam na quinta-feira (02/01/2020) normalmente. Vale lembrar que o atendimento pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a Clara, assistente virtual da Equatorial Maranhão, além da Central 116, Aplicativo Equatorial Energia, ou ainda pelo site www.equatorialenergia.com.br funcionam 24h, com 100% da operação.
Fique atento aos acidentes com quebra de postes
A Equatorial Maranhão alerta que alguns casos de falta de energia podem estar relacionados a acidentes em vias públicas com quebra de postes que muitas vezes comprometem o fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas. Vale destacar a necessidade de redobrar a atenção na direção para não ocasionar colisões contra postes e assim evitar o desconforto da falta de energia elétrica. E caso, as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros 193 para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade. Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
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