Marcos Almeida, diretor da CEMAR, fala sobre os investimentos da Companhia nos últimos dez anos

No dia 04 de maio de 2004, a Companhia Energética do Maranhão passava a ser administrada pela Equatorial Energia, com a missão de fornecer energia elétrica de qualidade para todo o Estado. Hoje, a CEMAR leva energia elétrica para 217 municípios, com o universo de mais de 2 milhões de clientes em todo estado.  Em entrevista, o diretor Marcos Almeida comenta sobre as mudanças e os investimentos ao longo de uma década.
 
A CEMAR foi privatizada há 14 anos, são 10 anos que está com a Equatorial. Quais as mudanças geradas ao longo desse período?
 
A diferença é perceptível para o cliente do Maranhão. Em 2004 tínhamos uma empresa com muitas deficiências na qualidade e no atendimento de energia. Apenas 47% dos nossos clientes nesta época estavam satisfeitos, ou seja, sua grande maioria insatisfeita. Nesses 10 anos investimos R$ 3,5 bilhões  em todo o Estado. Saímos dos piores indicadores para estarmos em 2013 pela 3ª vez entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil de acordo com a pesquisa da Great e Você S/A. Isso nos dá orgulho e nos enche de satisfação.
 
Os dados divulgados pela Companhia mostram que Imperatriz cresceu 18%, um número acima da média nacional. A criação de novas subestações é um ponto de partida para acompanhar esse crescimento?
 
O fortalecimento do sistema elétrico é fundamental. Precisamos criar novas subestações para atender o crescimento dos segmentos: residencial, comercial, rural e industrial. Até 2010 tínhamos apenas duas em Imperatriz. Hoje já estamos com quatro, e ano que vem teremos mais uma (Subestação Beira-Rio). Isso mostra o quanto essa cidade tem crescido e mostra como nós também estamos preparados para acompanhar esse desenvolvimento.
 
Além de fornecer a energia, houve uma modernização na Companhia, como está essa relação de atendimento com o consumidor no Maranhão?

Estamos presentes em todos os 217 municípios do estado. Podemos falar com orgulho que em Imperatriz está sediado a melhor Central de Atendimento do Brasil com relação a concessionárias de energia elétrica. A pesquisa feita pelo Instituto Inovare para Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia (ISQP/ABRADEE), indica que a CEMAR registrou 78,5% no índice de satisfação. Melhoramos muito, mas sabemos que temos espaço para melhorar ainda mais. Temos uma Subestação Móvel montada sobre uma carreta, para realizar manutenção preventiva, com capacidade para suprir municípios de até 200 mil habitantes. O processo de leitura e entrega de contas de energia elétrica foi modernizado por meio do sistema de faturamento imediato, o que garante mais transparência no processo cobrança do consumo de energia dos consumidores.
 
Além do atendimento tradicional com a Central de Atendimento (116), a Companhia também iniciou trabalhos na rede social, foi uma maneira de proximidade com o cliente?

É nosso dever prestar um bom serviço. Precisamos entender suas necessidades esse é o nosso modelo de atendimento. Temos um compromisso no sentido de melhorar e ampliar nossos canais de relacionamento. Além da central atendimento telefônico 116, agências de atendimento presencial e o site  www.cemar116.com.br, agora oferecemos também o Facebook. A nossa intenção é ser um canal eficiente na interação com os clientes, atuando na busca da excelência com rapidez, cortesia e proatividade.
 
A linha de transmissão 69KV gerou polêmica em Imperatriz, qual a situação atual dessa discussão?

O mundo inteiro convive com linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica. A infraestrutura passa por dentro da cidade e não existem riscos para a população. É claro que hoje as cidades de um modo geral no Brasil têm dificuldades de mobilidade para implantar uma rede de energia. Nós estamos negociando uma solução, inclusive com o apoio da Prefeitura para retomar o andamento da obra de construção dessa linha de transmissão. Um investimento de R$ 2,3 milhões para a interligação das subestações Santa Rita e Beira-Rio, esta que será inaugurada ainda este ano em Imperatriz. Contudo é necessário passar essa infraestrutura, pois é uma obra necessária para Imperatriz.
 
A Companhia lançou uma campanha para comemorar os 10 anos, como funciona e quem pode participar?
 
Sim, estamos convidando as pessoas para esta campanha “Amar é”. O que é amar para você? Os maranhenses podem participar enviando um vídeo de até 30 segundos para o e-mail  oqueamare1@gmail.com Os dez vídeos com mais visualizações ganharão 10 TVs de LED 32” Samsung.
 A CEMAR já investiu mais de 35 milhões de reais em projetos sociais. Somente com foco no desenvolvimento da educação e da cultura por meio de instituições contempladas já foram mais de 230 mil pessoas beneficiadas. Com o Projeto ECOCEMAR mais de 5 mil toneladas de resíduos foram destinados ao local correto. No programa Caravana da Economia mais de 36 mil geladeiras velhas foram trocadas por geladeiras novas em todo o Maranhão.

 Para seus colaboradores a concessionária investiu 95 milhões de reais na qualidade dos profissionais e no bem-estar dentro do ambiente de trabalho. Para os próximos dez anos a Companhia manterá o mesmo nível de investimentos já realizados.