Um modelo de envelhecimento saudável, que traduza o atual momento vivido pelas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no país, levando em consideração os aspectos biopsicossociais e os relacionados à garantia dos direitos preconizados no Estatuto do Idoso e na Política Nacional do Idoso, norteou as discussões realizadas durante o Seminário “Envelhecer com Dignidade é meu compromisso”. O evento foi promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em Imperatriz.
Presidindo a mesa de abertura do Seminário, o defensor geral do estado, Aldy Mello Filho, justificou a realização do evento como uma necessidade de discutir, de forma ampla, os mecanismos de proteção aos mais velhos, numa região marcada pelas desigualdades e com altos índices de violência praticada contra o idoso. Segundo o defensor geral, “a aplicação de medidas na área da saúde, da assistência social e no plano jurídico devem envolver poder público, sociedade, família e instituições do sistema de justiça voltadas a garantir um envelhecimento com saúde, qualidade de vida, direitos e dignidade, o que se torna tarefa extremamente complexa numa sociedade que reverencia a juventude e relega ao idoso o status de cidadão de segunda categoria”, ressaltou.
Também compuseram a mesa de abertura do Seminário, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), Isabel Lopizic; as secretárias municipais Miriam Ribeiro (Desenvolvimento Social) e Conceição Formiga (Mulher), a gerente do Núcleo de Violência Doméstica do Disque Denúncia/Maranhão, Odaíza Gadelha, e a coordenadora da Saúde do Idoso, Simei Simone. Presentes, ainda, os defensores públicos Isabel Cristina Araújo, Fábio Carvalho, André Barroso e Isabella Miranda.
O evento, encerrado nessa quinta-feira (24), no Templo Central da Assembleia de Deus, contou com a participação de representantes de instituições e órgãos que compõem a rede de proteção ao idoso no estado, além de idosos e familiares.
Mais de 200 pessoas participaram do Seminário, iniciado na terça-feira (22) sob a organização do Ciapvi, órgão da DPE/MA. Conforme a programação, foram realizados oito painéis de temáticas variadas, apresentados e coordenados por especialistas da área jurídica, da saúde, assistência social, entre outros. Os participantes também assistiram a performances culturais, grande parte delas apresentadas por grupos de idosos de Imperatriz.
Contribuição - Durante a abertura, a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, lembrou da contribuição dada pela Defensora Pública para o fortalecimento da rede de proteção do idoso, em Imperatriz, no acompanhamento de ações de combate à violação dos direitos das pessoas maiores de 60 anos. “A sociedade contemporânea tem generalizado o processo de envelhecimento, estigmatizando essa etapa da vida como algo sem valor. As pessoas idosas ficam muitas vezes marginalizadas, sem que se considere que estes velhos trazem consigo uma vasta experiência de vida e que continuam sendo cidadãos detentores de direitos”, destacou.
Na oportunidade, o prefeito Sebastião Madeira ponderou que o avanço da população idosa no mundo tem exigido dos gestores investimentos cada vez maiores na assistência da população que se encontra nessa faixa etária. “Por isso, nós apoiamos esse evento, louvando a iniciativa da Defensoria Pública em discutir políticas públicas voltadas para os idosos de modo a lhes garantir um envelhecimento com direitos”, ressaltou Sebastião Madeira.
Programação - No primeiro dia de atividades, a assistente social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Imperatriz, Herta Castelo Branco Ribeiro, falou à plateia sobre os desafios da longevidade. No mesmo dia, a defensora Isabel Cristina Araújo, titular do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, também esteve em Imperatriz, para tratar sobre “Direitos humanos e envelhecimento”. Em seguida, foram abordados temas como “Aspectos psicossociais do envelhecimento” e “Idoso no SUAS”. No segundo dia do evento, foram abordados ainda temas como “Violência e maus-tratos contra a pessoa idosa” e “Saúde do Idoso”.
No último dia do evento, houve a apresentação do painel “Direitos e legislações do idoso”, que teve como painelistas os defensores Cristiano Matos de Santana, diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdpe) e Fábio Carvalho, bem como a promotora Aline Matos Pires. Também foram discutidos outros temas, como “Família ajuda ou dificulta”; “Rede municipal de atendimento ao idoso”. O encerramento do Seminário foi marcado pela elaboração de um pacto de fortalecimento da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi do sul do Maranhão. (Socorro Boaes)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14411
Comentários