A chuva que caiu na tarde da quarta-feira (13) causou alagamentos em vários pontos da cidade, principalmente nas proximidades dos riachos que cortam a cidade. Isso vem causando preocupação ao prefeito Sebastião Madeira e ao titular da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Alencar.
O secretário pede para que as pessoas não joguem lixo nas ruas e nos riachos. De acordo com o secretário, as principais causas de alagamento no centro da cidade é o lixo que se acumula nas entradas dos bueiros impedindo a vazão da água.
Roberto Alencar garante que a coleta do lixo vem sendo feita sistematicamente. Ele orienta as donas de casas que procurem observar o horário da passagem dos caminhões coletores para não colocar o lixo doméstico com muita antecedência, pois ele é atacado por animais que destroem os plásticos derramando o lixo.
Outro problema detectado pelo secretário é que algumas pessoas continuam a jogar móveis emprestáveis dentro do leito dos riachos. Esse comportamento é observado no riacho Bacuri, no Capivara, no Riacho do Meio e no Santa Teresa. “Com isso, não tem como não haver alagamento, pois as águas transbordam pelas margens”, explica Roberto Alencar.
Roberto Alencar observa, ainda, que a cidade de Imperatriz possui vários setores que já foram pequenos riachos e lagoas que foram aterradas em função do crescimento urbano. “Isso também contribui com o alagamento das ruas”, afirma o secretário, ressaltando que a Prefeitura de Imperatriz não vem medindo esforços para eliminar esses problemas.
O titular da Sinfra lembra que a situação das enchentes é de ordem estrutural, razão porque acontece em todas as médias e grandes cidades do país. “Estamos no período das chuvas, razão porque alguns tipos de serviço não podem ser realizados, mas vamos estar com nossas equipes em todos os setores, na operação tapa buracos, limpando as ruas”, conclui o secretário. (Domingos Cézar - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14629
Entulhos nos riachos causam alagamentos
Secretário pede para que as pessoas não joguem lixo nas ruas e nos riachos
Comentários