Mais conforto para atender às pessoas. Assim estão as novas instalações do programa Bolsa Família em Imperatriz. O prédio foi completamente reformado, em uma obra que durou cerca de dois meses e foi entregue na manhã de ontem (3). O evento contou com a participação do prefeito Sebastião Madeira; do vice, Jean Carlo; dos secretários de Trânsito, José de Ribamar Alves, o cabo Jota Ribamar; Assistência Social, Miriam Reis; e da Mulher, Conceição Formiga.
O Espaço Bolsa Família recebeu nova pintura, novo piso e teve a cozinha e o arquivo reformados, além de ganhar novos computadores. O auditório, onde os idosos aguardam pelo atendimento, ganhou TV, climatização e teve a capacidade ampliada, comportando, atualmente, cem pessoas: cinco vezes mais que antes da reforma.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, explicou que a obra é uma iniciativa para melhor atender aos usuários do programa. “As novas instalações visam atender ao usuário, de maneira mais confortável. Eles ficavam de pé, no pátio. Agora, mesmo que aguarde um pouquinho, eles vão ficar sentados, em uma sala climatizada, vendo televisão. Essa pessoa, que já é tão sofrida na nossa sociedade, vai ter um tratamento especial aqui no Bolsa [Família]”, destacou.
A parte externa também foi reformada. A área, onde antes os beneficiários aguardavam pelo atendimento, foi transformada em jardim. A nova estrutura também beneficia a acessibilidade, com rampas de acesso ao prédio e banheiros adaptados.
O coordenador do Bolsa Família em Imperatriz, Junison de Sousa, enfatizou que os recursos usados para o pagamento da bolsa são federais, mas que toda a administração do programa é municipal. “Aí está mais um exemplo de competência e responsabilidade com o dinheiro público. Muitas pessoas pensam “o Bolsa Família é Federal”. Sim, ele [recurso] é Federal, mas a sua gestão é municipal. Se o gestor não for competente e responsável, não há como o programa chegar com qualidade à comunidade. Quando se trabalha e se tem compromisso as coisas acontecem”, destacou o coordenador.
O Espaço Bolsa Família funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Função social

Durante a reinauguração do Espaço Bolsa Família, o vice-prefeito de Imperatriz, Jean Carlo, elogiou o caráter social do programa que, segundo ele, vai muito além do assistencialismo. “São pessoas que, através do Bolsa Família, recebem ajuda, [mas também] colocam o estudante na sala de aula. É um programa que nós temos todo o carinho durante a gestão do prefeito Madeira. Isso porque há uma inclusão social desta família. Não é só o recurso do Governo Federal, mas toda a infraestrutura”, disse.
Para o prefeito Sebastião Madeira, o grande objetivo de um gestor é cuidar das pessoas. Segundo ele, este também tem sido o seu objetivo como prefeito. “Estamos mostrando uma das faces do nosso governo: a face de cuidar das pessoas, como disse a secretária [Miriam Reis]. É muito importante cuidar das ruas, fazer prédios, fazer estradas, drenar. Mas tudo isso é para as pessoas. Temos que cuidar principalmente daqueles que têm menor condição e é isso que estamos fazendo. O nosso desejo é fazer mais, nosso desejo é ajudar mais as pessoas”, garantiu.
Em Imperatriz, o programa Bolsa Família atende, atualmente, mais de 26 mil famílias. A expectativa é que, até o fim do ano, este número seja superior a 30 mil. (Denis Oliveira - Comunicação)