Com a presença de autoridades municipais e lideranças do povoado, a Prefeitura entregou, no último domingo (1º), a obra de recuperação da estrada vicinal que liga o povoado Jiboia à rodovia BR-010. A medida beneficia cerca de 500 pessoas que vivem no local. São três quilômetros que incluem terraplanagem e piçarramento.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; os secretários municipais de Infraestrutura, Roberto Alencar; de Agricultura, José Fernandes Dantas; de Desenvolvimento Econômico, Sabino Costa; e o assessor de comunicação do município, Elson Araújo; estiveram no local, acompanhados dos vereadores Hamilton Miranda e Raimundo Roma. Segundo o prefeito, o objetivo da visita era verificar a qualidade da obra.
A obra foi realizada com recursos do Governo Federal, indicados pelo deputado Davi Junior que, na visita, foi representado por um de seus assessores, o Pastor Alex. Na ocasião, também esteve no local o fundador do povoado Jiboia, Alberto Nogueira, de 87 anos, mais conhecido como Libertino.
O secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Alencar, destacou a importância da parceria com o Governo Federal para a melhoria da infraestrutura da cidade. “Além desta obra, o deputado federal Davi Junior também liberou recursos com os quais vamos fazer mais 42 km de estradas”, explicou.
Aproveitando o trabalho realizado no local, a Prefeitura também recuperou as ruas do povoado Jiboia. O objetivo é melhorar as condições de deslocamento dos moradores dentro do próprio bairro, além de reduzir a lama e a poeira.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz, Josimar Barros, a obra é fundamental para o povoado, que depende economicamente da sua agricultura. “Sabemos que uma obra dessas é muito importante para a região, já que é a via de escoamento da produção. Ficamos muito agradecidos por esta ação”, agradeceu.
O trabalho foi realizado em cerca de três semanas. Durante o período, uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) trabalhou todos os dias nas ruas do povoado. Segundo o presidente da associação de moradores do povoado, João Silva, desde a criação do povoado Jiboia, há cerca de 50 anos, esta é a primeira vez que a Prefeitura trabalha no local.
Jiboia
O povoado Jiboia foi criado há cerca de 50 anos pelo agricultor Alberto Nogueira, mais conhecido como Libertino. Atualmente, cerca de 500 pessoas vivem no local.
O local é banhado por dois riachos, o Barra Grande e o Jiboia, que deu nome ao povoado. Uma das características que chama a atenção é a qualidade da terra para a produção de alimentos.
As famílias que vivem no local produzem, principalmente, macaxeira, banana, quiabo e maxixe. A produção serve para o consumo próprio e, também, para abastecer as feiras de Imperatriz. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14443
Entregue estrada vicinal que liga BR-010 ao povoado Jiboia
Prefeito Madeira esteve no local, na manhã do último domingo
Comentários