Reforma do Centro de Especialidades Odontológicas melhora atendimentos à população

As ações de Atenção Básica em Saúde ganharam reforço com a entrega, nessa sexta-feira, 28, da reforma do Centro de Especialidades Odontológicas, CEO, pela Prefeitura de Imperatriz, no bairro Três Poderes. A obra foi entregue de forma simbólica pelo prefeito Assis Ramos, com o descerramento de placa em solenidade que contou com a presença de vereadores, secretários municipais e a comunidade.

Localizado no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz, o CEO realiza cerca de 30 atendimentos por dia, via Sistema Único de Saúde, SUS, na área odontológica. Inaugurado há mais de dez anos, o CEO estava funcionando de forma precária, o que levou o prefeito Assis Ramos a determinar uma reforma nas instalações físicas para oferecer maior comodidade para profissionais de saúde e pacientes.
“Estamos entregando mais uma obra proposta pela gestão do prefeito Assis de valorização da Atenção Básica, especialmente da questão da saúde bucal, que considero não só a valorização, mas a recuperação da Atenção Básica e saúde bucal”, destacou o secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano.
O prefeito Assis Ramos enfatizou que desde que assumiu a administração busca recursos para promover a reforma do prédio, pois há 12 anos nunca havia recebido melhorias. “Adquiri mais 25 gabinetes odontológicos, já tem oito que foram licitados e vamos entregar agora em janeiro. Enfim, a saúde bucal precisa de uma atenção especial e estamos dando esta atenção”, ressaltou.
Ele adiantou que as ações implementadas do setor são estratégicas para melhorar a saúde pública no município. “Temos muita coisa boa para 2019, mas a exemplo do início do ano, que começamos inaugurando obras, nós terminamos inaugurando obras também. Em janeiro já tem outras nas áreas da Saúde, Infraestrutura e Educação para iniciar e entregar”, finalizou o prefeito.
Estiveram presentes no CEO os vereadores Pimentel (PDT), Fátima Avelino (PMDB), Adhemar Júnior (PSC), e o secretário de Trânsito, Leandro Braga; ouvidor-geral Carlos Lima, superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão; Alcemir Conceição Costa (Regularização Fundiária), além de coordenadores de programas e técnicos da área.
Serviços - O CEO é composto por 22 odontólogos que atendem em três turnos nos períodos da manhã, tarde e noite, conforme escala de trabalho. A coordenadora do Centro, Margareth Silva de Almeida, explicou que o atendimento à população é feito com o Cartão do SUS. A pessoa procura a Unidade de Saúde do Bairro e retira uma ficha para serviços odontológicos no CEO. Para emergências, há uma equipe no Hospital Municipal (HMI). “No caso da confecção da prótese é necessário, além do Cartão SUS, o CPF e o Cep da rua que é para fazer um documento chamado APAC que vai para o laboratório”, destacou. (João Rodrigues – Ascom)