A solenidade de entrega da Comenda Frei Manoel Procópio, Troféu Jurivê de Macedo e Distinção Honrosa Orgulho da Gente abriu oficialmente o aniversário de 162 anos de fundação de Imperatriz. O evento, realizado ontem à noite no Palácio do Comércio e Indústria, reuniu autoridades políticas, militares, profissionais de diversos segmentos, familiares e amigos dos agraciados.

Considerada a maior honraria concedida pelo Município de Imperatriz, a Comenda Frei Manoel Procópio, instituída pela Lei municipal 764/95, ganhou na atual gestão um tom mais democrático com a criação do Troféu Jurivê de Macedo e a Distinção Honrosa Orgulho da Gente. Para o prefeito Sebastião Madeira, as três honrarias juntas formam uma justa homenagem às pessoas que, naturais ou não de Imperatriz, aqui trabalham e muito contribuem para a construção e transformação da história da segunda maior e mais pujante cidade do Maranhão.
"A Comenda Frei Manoel Procópio sempre reconheceu personalidades de destaque em nossa cidade. Com a ampliação das homenagens com mais duas honrarias, fazemos justiça ao reconhecer também pessoas que, silenciosamente, desenvolvem atividades em diversos segmentos econômicos e sociais decisivas na transformação de Imperatriz numa cidade cada vez melhor", observou o prefeito ao enfatizar que a proposta é contemplar profissionais e instituições que atuam diretamente na melhoria da qualidade de vida dos imperatrizenses.
"Estão aqui profissionais e representantes de instituições que na saúde, na educação, na assistência social, na política, nas artes, no comércio, na religião e em demais segmentos que, direta ou indiretamente, nos ajudam a cuidar do nosso povo".

Orgulho da Gente

Receberam a distinção honrosa pastor Clebison Bandeira, que tem desenvolvido importante trabalho de evangelização; Manoel Maciel Mota, conhecido como Manoel da Drenagem, servidor municipal que há mais de 25 anos cuida das tubulações subterrâneas de Imperatriz; a artista plástica, artesã e atriz Espedita Vieira Sá, popularmente conhecida como Didi Praes, uma das fundadoras do Teatro Ferreira Gullar; o empresário Clynewton Dias dos Santos, por seu empreendedorismo no ramo de sorveteria; e a Casa do Idoso Feliz, instituição considerada referência em qualidade de vida à terceira idade.

Jurivê de Macedo - Para manter viva a memoria de um jornalista, advogado e professor que fez história em todo o estado, o troféu Jurivê de Macedo reconheceu este ano os profissionais Sirlene Lopes de Menezes, advogada e professora universitária; Wilton Alves, jornalista; e Cleomar Conceição, professora da rede municipal que atualmente dirige a Associação de Gestores das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz.

Novos comendadores

 A 19ª edição da Comenda Frei Manoel Procópio contemplou o historiador e escritor Adalberto Franklin Pereira de Castro; o médico João Peixoto Filho, pela dedicação à medicina em Imperatriz; o agropecuarista Francisco Soares Santos, popular Franciscano, pelo incentivo à economia na região; o padre Felinto Elisio Neto, que esteve à frente de diversas paróquias da cidade, hoje pároco da igreja de Santa Teresa D'Ávila; a senhora Vera Lucia de Castro Rosignoli, pelo trabalho social que tem desenvolvido na região do bairro Santa Inês; o empresário e também agropecuarista Osmar Teixeira do Amaral Brito (da Fazenda Chaparral), pelos constantes investimentos na cidade; e a professora Nilza Lago, que entre tantas contribuições à educação e à cultura, foi uma das fundadoras da Pastoral da Mulher e da Banda Municipal de Imperatriz. (Kayla Pachêco - ASCOM)