Francisco da Silva Almeida, diretor da Feira da Beleza de Imperatriz

Expositores e imprensa prestigiam, na manhã desta terça-feira (1º), no piso superior do Centro de Convenções (CCI), evento de entrega de credenciais à 3ª Feira da Beleza de Imperatriz, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de novembro, também no mesmo local, com o objetivo de incrementar o setor e atualizar os conhecimentos dos profissionais, por meio de uma diversificada grade de cursos especialmente preparada para os três dias de atividades, transformando a cidade na “capital maranhense da beleza”.

Do evento de hoje, participam empresários e profissionais que atuam na área da beleza em Imperatriz e região, além de convidados, jornalistas, radialistas e blogueiros, a imprensa de um modo geral.
Dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) mostram que o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos responde por 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O Brasil é de fundamental importância para o segmento, respondendo por 2,8% da população mundial e 9,4% do consumo mundial com produtos de higiene pessoal. O número de empregos no setor cresceu cinco vezes mais do que a média da economia brasileira, principalmente no setor externo, ou seja, vendedores porta-a-porta. As franquias tiveram aumento de 1825%. Já os postos de trabalho de venda direta, registraram crescimento de 750%.

Perspectivas regionais - As expectativas para a edição 2016 da Feira da Beleza de Imperatriz são positivas, principalmente em virtude de o setor vir crescendo a passos largos em todas as unidades federativas, com o Nordeste ganhando projeção nacional e despertando a atenção de empreendedores e especialistas. Segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Nordeste cresce 4,9%, enquanto as demais regiões vêm registrando elevação de 2,3% ao ano na área da beleza. “Um acontecimento marcante, que atualiza os conhecimentos dos profissionais”, comenta a cabeleireira Cláudia Freitas, ressaltando a importância da feira para Imperatriz e região.
Os dados são promissores para o segmento da beleza em nível nacional. Surpreendendo especialistas da área econômica e enfrentando a crise verificada na economia do País, os números constatam que perto de sete mil salões de beleza são abertos todos os meses no Brasil.

Números promissores - De acordo com o Instituto DataPopular, os gastos com os brasileiros, principalmente as brasileiras, com produtos de higiene pessoal e beleza, ou seja, cabeleireiros, manicures e esteticistas, somaram R$ 59,3 bilhões em 2014. O setor, ano passado, arrecadou R$ 26,5 bilhões, registrando, em dez anos, uma elevação de 124%.
Segundo o diretor da Feira da Beleza, Francisco da Silva Almeida (Chico Brasil), também presidente da instituição realizadora, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o evento é reconhecido por primar pela organização e seriedade do compromisso firmado com os clientes e parceiros. “Ficamos honrados com a presença do público, dos visitantes e das caravanas provenientes de outras cidades e de outros estados que nos prestigiam anualmente”, reforça.
As expectativas também são otimistas em relação a participação do público. Durante a feira, são esperadas quinze mil pessoas no Centro de Convenções de Imperatriz. “Estamos prontos, esperando apenas o começo do grande espetáculo, movimentando ainda mais os negócios da cidade e região”, conclui Francisco da Silva Almeida.