Pontualmente às 8h de ontem, as famílias cadastradas no Programa Órtese e Prótese da Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz (SEMUS) começaram a receber suas cadeiras de rodas. O prefeito Sebastião Madeira, a secretária de Saúde, Conceição Madeira, e a coordenadora do programa, Marlene Maranhão Diaz, estiveram presentes na cerimônia de entrega.
O momento foi marcado pela alegria para as pessoas que estavam sendo beneficiadas. "Eu estou muito feliz. Essa cadeira vai facilitar muito a locomoção do meu filho. Ele tem uma, mas já está toda acabada porque é muito antiga", hesitou a costureira Hilda Oliveira Cunha.
Em um breve discurso, o prefeito e a secretária agradeceram a presença de todos e os parabenizaram pela conquista, informado que mais que uma necessidade destas pessoas, esse meio de locomoção é um direito de cada um. "Ficamos muitos contentes em entregar estas cadeiras hoje e vamos trabalhar para garantir a entrega de todas que forem solicitadas, visto que são tão valiosas e importantes para o bem estar destes pacientes", discursaram.
Outros usuários fizeram questão de demonstrar a felicidade que estavam sentindo. Maria Juzeida, que recebeu uma cadeira para seu filho de 20 anos que tem paralisia cerebral, categoricamente afirmou: "O sentimento é de acolhimento. Eu posso dizer que minha vida se divide em dois momentos, antes e depois do apoio da Secretaria de Saúde. Quando a gente tem uma criança nesta situação, se não tem apoio, não tem desenvolvimento para a saúde da criança".
Eurivan Viana da Fonseca disse: "Eu agradeço todo o pessoal envolvido, pela oportunidade. Por essa ajuda que estão dando aos deficientes, porque agora eles terão mais conforto", reconheceu, informando que há três anos comprou uma (que custou 1.800,00) com a ajuda de toda a família. E agora, que recebeu uma nova, vai doar a antiga para outra pessoa que esteja precisando.
As cadeiras foram feitas sob medida e cada uma custou em média R$ 2.500,00, algumas até bem mais caras. O Programa Órtese e Prótese em Imperatriz funciona vinculado ao Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), localizado no Centro de Especialidades Médicas Três Poderes. Qualquer pessoa que depende destes meios auxiliares para locomoção, bem como cadeira de roda e moletas, podem solicitar junto ao programa. O horário de funcionamento é das 13h às 17h.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14799
Comentários