Roberto Rocha, legislador parceiro de Imperatriz
Roberto Coelho Rocha nasceu em 4 de agosto de 1965, em São Luís. Filho de Luiz Rocha, ex-governador do Estado, e de Terezinha Rocha, é Casado com com Ana Cristina Ayres Diniz e pai de Roberto Rocha Júnior, Amanda Rocha, Paulo Roberto Rocha e Gisele Rocha.
Em 1984, aos 19 anos, cursou Administração de Empresas na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Aos 26 anos, foi eleito Deputado Estadual, destacando-se como líder de seu partido na Assembleia Legislativa. Em 1994, foi eleito deputado federal e, logo depois, reeleito com 80 mil votos. Em 2006, tornou-se o deputado federal mais bem votado da história do Maranhão, com a votação consagradora de 140 mil votos.
Atualmente, Roberto Rocha é senador pelo estado do Maranhão (PSDB/MA), eleito com aproximadamente 1,5 milhão de votos. É o parlamentar do Nordeste com o maior número de projetos aprovados e o segundo em todo o Brasil.
O congressista foi relator da CPI do BNDES, da indicação de Raquel Dodge à Procuradoria-Geral da República, do projeto que cria o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico e da MP que abre 100% a participação do capital estrangeiro em companhias aéreas no Brasil.
É também autor do Projeto de Lei que cria a Zona de Exportação do Maranhão (ZEMA) - que muda completamente a face econômica do estado, promovendo o desenvolvimento regional e nacional, aproveitando as vantagens logísticas e operacionais do Complexo Portuário do Itaqui, em São Luís. Integra ainda as comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Educação, Cultura e Esporte (CE), Assuntos Econômicos, Relações Exteriores, Meio Ambiente, além de presidente dos grupos parlamentares Brasil-China e Brasil-Cingapura e da Frente Parlamentar da Rota das Emoções.
Em abril de 2017 o senador inaugurou seu Escritório de Representação Política em Imperatriz melhorando a interlocução com a região. Tem ajudado o município destinando recursos para obras importantes como o Panelódromo, o Shopping Popular, a Ceasa e o Aterro Sanitário. Pela atenção e colaboração com o desenvolvimento de Imperatriz, recebe a Comenda Frei Manoel Procópio, maior honraria do Município concedida a personalidades que contribuem com a história da cidade.
Lautier Azevedo, comandante do 50º BIS
Natural do Rio de Janeiro - RJ, filho de Glória Francisca Barbosa de Azevedo e Isnar Muniz de Azevedo, ingressou no Exercito Brasileiro em 1991, após aprovação em Concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exercito.
Graduado em Ciências Militares, especialista em Paraquedismo Militar e Operações na Selva. Possui Mestrado em Ciências Militares, o Curso de Altos Estudos Militares e eh habilitado nos idiomas Inglês, Espanhol e Francês pelo Centro de Idiomas do Exercito.
Desempenhou diversas funções ao longo de mais de 28 anos de serviço, tais como:
Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras
Oficial de Inteligência e de Operações
Instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais
Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exercito
Comandante de Organização Militar da Brigada de Infantaria Paraquedista
Participou de algumas missões de pacificação e dos Grandes Eventos realizados na Cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 2010 e 2016.
No exterior, cursou o Estagio de Formação de Instrutor de Selva junto ao Exercito Frances em 2005, foi instrutor da Escola de Selva do Exercito Peruano no ano de 2008 e integrou o Staff na célula de operações na Missão da Nações Unidas na Liberia (UNMIL) em 2015.
Atualmente, desempenha o cargo de Comandante do 50º Batalhão de Infantaria de Selva. Pela brilhante atuação na carreira militar, e pela atenção voltada à cidade, recebe em 2019, a Comenda Frei Manoel Procópio.
Padre Rômulo Leal evangeliza através da música
Um dos eventos mais tradicionais do aniversário de Imperatriz, a entrega da Comenda Frei Manoel Procópio, será realizado nesta sexta-feira, 12, às 19h30, no Palácio do Comércio, no Centro, e, integram as festividades dos 167 anos do município. A solenidade que homenageia sete personalidades que fizeram ou fazem história na cidade, mais uma vez será acompanhada da entrega do Troféu Jurivê de Macedo, e da distinção honrosa Orgulho da Gente, que reconhecem o trabalho de profissionais em diversos setores.
Conheça um dos novos comendadores:
Rômulo Ferreira Leal sempre foi DJ e se tornou padre há sete anos. Natural de Goiânia - Goiás, trabalhou em vários lugares no país como religioso e sacerdote.
Entrou para o seminário em 2001, na cidade Taubaté-SP. Fez todo itinerário formativo e foi ordenado Sacerdote (padre) em 2012, na Cidade de Cezarina-GO. Trabalhou com Vigário paroquial em Santa Luzia-MA por quatro anos.
Há três anos vive na Cidade de Imperatriz-MA, na qual tem muito amor e carinho, atuando como Pároco, na Paróquia Santa Cruz, Vila lobão, junto com o Vigário Padre Dario e Diácono Maximiliano.
Em reconhecimento ao sacerdócio exercido com empenho em prol da cidade, recebe a Comenda Frei Manoel Procópio 2019.
Apóstola Antônia, evangelismo e responsabilidade social
Antônia do Carmo Santiago Bezerra, nascida no dia 15 de outubro de 1946, em Nambuaçu interior de Rosário - MA, é a mais nova dos sete filhos do casal Manoel do Carmo e Maria Aureliana Santiago. Cresceu em uma família humilde, e com a perda do pai aos cinco anos de idade, precisou começar a trabalhar ainda na infância, ajudando a mãe a fazer comida para vender e a lavar roupa para empresas.
Casou-se em 1962 com Manoel de Melo Bezerra, em Rosário-MA. Juntos tiveram 10 filhos, sendo cinco mulheres e cinco homens. Duas filhas faleceram ainda na infância. Viveu por anos viajando, acompanhando o esposo nos trajetos a serviço. Moraram em São Luís por mais de 10 anos. Na capital maranhense ela tornou-se evangélica em 15 de abril de 1970.
Em 1974 veio para Imperatriz juntamente com a família, morou no centro, e trabalhava nos serviços gerais de um hospital da cidade. Foi também uma das primeiras moradoras do Parque do Buriti, neste período ela e toda a família congregavam na Igreja Batista Memorial, localizada no bairro Juçara. Na qual iam a pé para os cultos.
Morou no bairro Conjunto Vitória, onde foi uma das fundadoras, sendo a terceira a chegar. Neste período ajudou o irmão da igreja, Pedro (que também era morador do bairro), a abrir a primeira igreja nas redondezas, uma congregação da Igreja Batista Memorial.
Na década 90 Deus falou para ela fundar outra igreja, ela sempre obediente, conversou com o seu pastor Welisson, que na época a abençoou para cumprir aquilo que Deus havia proposto. Foi fundada, portanto, a Igreja Batista Monte Sinai, no bairro Conjunto Vitória, se localizando no mesmo endereço até o dia de hoje, tendo como líder o Pastor Nilson Gigante.
Ela foi missionária por 28 anos, pela Igreja Batista. Em 1998 fundou a Comunidade Evangélica Shalom, na rua Monte Castelo. Além da sede, conta com outras 16 congregações filiais, incluindo os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará, Goiás e Distrito federal. Conta também com missionários no Brasil, México, e no Senegal - África do Oeste.
Na igreja fundou o Ministério de louvor "Fogo Santo", que possui alguns cd's lançados. Foi a primeira mulher em Imperatriz a ser consagrada Pastora. E a segunda mulher a ser consagrada a Apóstola no Estado do Maranhão, em 20 de junho de 2010. Exerce também o seu chamado pregando o evangelho em outros países, já foi para países da América do Sul, América central, África e Ásia.
Atualmente, além dos seus oito filhos, tem também 24 netos e cinco bisnetos. Com grande alegria e gratidão ao Senhor, que todos têm crescido conhecendo a Jesus. Da sua descendência há apóstolos, pastores, profetas, pedagoga, químico, advogados, enfermeira, e estudantes nos mais diversos cursos como psicologia, serviço social, medicina, enfermagem e engenharia.
Pela vida dedicada ao evangelismo e às causas sociais, recebe em 2019 a Comenda Frei Manoel Procópio, maior honraria concedida pelo Município às pessoas que dedicam-se à cidade.
Promotora Maria José Lopes Correa, atuação emdefesa da cidadania
Filha de um agricultor e uma costureira, a homenageada é natural de Arari, na baixada maranhense, terra que a viu nascer, mas escolheu Imperatriz para vê-la crescer. A Princesa do Tocantins a adotou e tornou-se sua terra-mãe. Aqui firmou residência há quase 30 anos, criou sua filha, Andrezza Karlla, e se firma para o trabalho que tem realizado em todo o estado, como membro do Ministério Público do Maranhão, já tendo atuado, além de Imperatriz, nas Comarcas de Carolina, Estreito, Porto Franco, Montes Altos, Grajaú, Tuntum, Amarante, Barra do Corda, Dom Pedro, Presidente Dutra, Senador La Rocque e Açailândia.
É graduada em Economia e Direito, com formação também em Psicanálise, integrante do Corpo Freudiano - Escola Internacional de Psicanálise, Núcleo de Imperatriz. Pós-graduada em Direito Penal, Especialista em Direito Processual Penal. Mestra em Direito Processual Constitucional e Doutoranda em Ciências Criminais.
Promotora de Justiça, é titular da Promotoria de Justiça da Comarca de João Lisboa, com atribuições cível, criminal, administrativa e eleitoral. É autora de projetos integrantes do Banco Nacional de Projetos do Conselho Nacional do Ministério Público e do Instituto Innovare, dentre eles o Ler, Escrever e Pensar: Conscientizar para Transformar, de combate à corrupção primária, que instiga o cidadão a refletir sobre a importância de mudar sua própria conduta para a transformação social e política do País.
Atualmente, desenvolve o "Ler, Escrever e Pensar: Conscientizar para Transformar" em parceria com a Prefeitura de Imperatriz em escolas da rede municipal. Esse projeto já foi aplicado a mais de 120 mil estudantes maranhenses. Com ele, a autora foi premiada em 2018 pelo Conselho Nacional do Ministério Público, presidido pela Procuradora Geral da República, Raquel Dodge. Também foi premiada por 98 Instituições que integram a Estratégia Nacional de Combate à corrupção, liderada pelo então juiz e atual Ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Em suas palavras, a família a sustenta. O Ministério Público a motiva. Se o Direito é seu guia, a justiça é sua grande causa. Pela trajetória dedicada em defesa da ordem jurídica e da sociedade, bem como pela relação de amor por Imperatriz, recebe em 2019 a Comenda Frei Manoel Procópio.
Rodolfo Ferreira de Carvalho, o guardião do Frei Epifânio
Rodolfo Ferreira de Carvalho, nascido em Xambioá - TO, casado com a Sra. Glauciane Carvalho com quem teve dois filhos; o Rodolfo Ferreira de Carvalho Júnior e Nayara Adrielly Pereira de Carvalho, é conhecido como o Guardião do Estádio Municipal de Imperatriz.
Há 53 anos reside em Imperatriz, começou suas atividades esportivas no ano de 1978 como um dos fundadores do Tocantins Esporte Clube, onde permaneceu até o ano 1980 desde então foi para o Maranhão Esporte Clube, Corinthians, Bangu Atlético Clube, também foi fundador da Escolinha de Futebol Janduí e continuou no time de futebol Pipes, como treinador, conquistando títulos e mais títulos nos campeonatos da cidade. Passou também pelo Clube de Imperatriz, com total êxito, revelando grandes jogadores em Imperatriz, como Oscar, Lindoval, Alex Nunes Rocha, Djalma e etc.
No ano de 1990 começou como o Guardião do Estádio Municipal de Imperatriz onde realiza um excelente trabalho cuidando do gramado e suas dependências, permanece até hoje nessa função com zelo e dedicação. Em 2015 foi agraciado pela Câmara Municipal de Imperatriz com a Medalha do Mérito Legislativo Barão de Coroatá indicado pelo Vereador Rildo de Oliveira Amaral. Atualmente é membro do Conselho de Disciplina da Liga Imperatrizense de Futebol - LIF e da Secretaria Municipal de Esporte.
Este ano a Prefeitura de Imperatriz prestou homenagem a Rodolfo Carvalho através de um vídeo produzido pela equipe de produção da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que reconhece o esforço que esse trabalhador faz para deixar o gramado e as dependências do Frei Epifânio em perfeitas condições. O vídeo foi divulgado justamente no dia do aniversário de Rodolfo Carvalho, como também no dia que nasceu a sua neta.
Em reconhecimento à vida dedicada ao Estádio Municipal e ao esporte, este ano Rodolfo torna-se comendador de Imperatriz.
José Francisco e Antonieta Fernandes Pereira, história de amor pela família e por Imperatriz
Eles Foram apresentados na casa de um amigo. Ele rapaz solteiro e ela uma moça tímida e faceira, que estava passando uma temporada em Buriti-Bravo na casa da irmã Corina.
A paixão do Zequinha veio com o café servido pela moça magrinha, de cintura fina e cabelos curtos e encaracolados. Ela se apaixonou pela elegância e modos gentis e calmos do moço.
Casaram-se no Natal de 1962 (ele com 39 anos e ela com 23 anos). Logo depois do casamento foram morar em Ponta D'Agua, zona rural de Buriti Bravo, onde nasceu a primeira filha Edna.
Mas Dona Antonieta achou que na "roça" não teria condições de oferecer aos filhos uma educação formal que a eles como pais não foi possível ter acesso. E o primeiro desafio se apresentava àquele jovem casal. Foram morar então em Buriti-Bravo, e de vaqueiro e agricultor seu Zequinha passou a comerciante.
Nasceu em Buriti Bravo a filha Ana Regina e filho José Antônio. Logo decidiram mudar-se para Imperatriz na década de 1970, onde os pais de dona Antonieta já moravam. Aqui nasceram os outros quatro filhos: Reginaldo, Marta, Marcos e Hélia.
Antonieta, desde o início, já demonstrava ser uma mulher diferente. Não conseguia ser só a dona de casa. Montou uma banquinha para vender café e cuscuz na frente de sua casa. Logo já estava vendendo cigarro e transformando a banquinha em comércio.
Os dois resolveram alugar um ponto comercial no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Maranhão, onde montaram uma mercearia e logo uma sorveteria. Com muito trabalho, a família prosperou, Sr. Zequinha pediu demissão do emprego, e desde então os dois (Zequinha e Antonieta) trabalham juntos há quase 60 anos.
Compraram terreno na Avenida Dorgival Pinheiro com a Rua Piauí e construíram a casa própria. Foram tempos desafiadores para o casal criar e educar os sete filhos. Mas com ajuda de Deus e a terminação do dois conseguiram formar seis dos sete filhos. Hoje eles podem contar com os mais variados profissionais à sua volta, médico, odontólogo, advogado, professor, fisioterapeuta e comerciante.
O tempo Passou, atualmente o Sr. Zequinha tem 95 anos e Dona Antonieta 80. Possuem uma família com sete filhos e dez netos. E é possível encontrá-los trabalhando das 6:00 às 18:00 em sua lanchonete, servindo além de delicias, boas histórias e um exemplo de vida dedicada à família, ao trabalho e à cidade.
Pelo exemplo de união e perseverança, bem como pelas décadas de trabalho crescendo junto com Imperatriz, em nome de todas as famílias que têm no amor o seu sustento, o casal recebe em 2019 a Comenda Frei Manoel Procópio.
Comentários