Foi realizado entre os dias 26 e 28 de setembro, o I Colóquio de Ciências Humanas da UFMA, câmpus de Imperatriz, com o tema "A interface entre ensino, pesquisa e extensão". O evento, organizado pelos alunos do Centro Acadêmico de Ciências Humanas, contou com uma programação com palestras, apresentações de trabalhos e mesas redondas relacionadas ao tema e às pesquisas desenvolvidas pelos professores do curso.
Segundo Jonata Santos, estudante de Licenciatura em Ciências Humanas e coordenador do Centro Acadêmico, o evento teve um público maior do que o esperado e rendeu grandes debates em todas as noites. "Tivemos um resultado satisfatório e mais de 70 alunos inscritos. Todas as noites as discussões renderam debates que contribuíram muito para a formação dos alunos. Também contamos com apresentações de trabalhos de cinco alunos que trouxeram explicações e biografias amplas e enriquecedores", disse.
O estudante do quinto período de Licenciatura em Ciências Humanas, Moab Paiva, já faz parte de projetos de iniciação científica e comenta sobre a relevância de debater sobre o ensino, a pesquisa e extensão na academia. "A pesquisa está sendo fundamental no meu processo de formação. E nós, que somos da licenciatura, além de professores, temos essa ânsia do conhecimento e queremos ser sempre pesquisadores ativos. Essa é umas das nossas finalidades e é o que a instituição procura, fomentar e instigar a pesquisa", acrescenta.
O coordenador do curso de Ciências Humanas, professor Alexandre Peixoto, fala da felicidade de presenciar um evento feito pelos estudantes. "É o primeiro colóquio organizado e gestado pelos estudantes. Eles vêm com essas demandas e nós, como professores, ficamos muito felizes por essa iniciativa e os estimulamos a desenvolver projetos e a submetê-los a editais, como os da Fapema. Além disso, o evento nos mostra sobre a necessidade de se discutir a questão do ensino, da pesquisa e extensão", comenta.
Segundo o professor essa tríade é essencial para garantir elementos distintos que têm a mesma importância e o mesmo processo. "É impossível falarmos de extensão e ensino sem fazermos pesquisa e vice-versa, principalmente nós das áreas de ciências humanas. E agora está na hora de pensarmos como estamos encarando essa tríade da construção do conhecimento científico e acadêmico", finaliza. (Ascom-UFMA)