Batalhão vai às ruas ajudar no combate ao mosquito

Hemerson Pinto

É amanhã, 13 de fevereiro, a data em que as forças armadas brasileiras entrarão em ação no Dia da Conscientização sobre os cuidados e a necessidade de eliminação com urgência dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, este último responsável por vários casos de microcefalia detectados no país.
Em Imperatriz, o Exército Brasileiro, representado por sua unidade, o 50º Batalhão de Infantaria de Selva, será o braço forte no reforço aos agentes de saúde e edemias da cidade. Como anunciado na semana passada pelo comandante do 50º BIS, Tenente Coronel Furtado, o batalhão vai enviar às ruas 450 militares que se juntarão a cerca de 150 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
O grupo será dividido em várias equipes que terão a missão de visitar todos os bairros, residência por residência, terrenos baldios, conscientizando a população sobre os cuidados indispensáveis para barrar a mosquito e identificando e eliminando locais considerados focos do Aedes aegypti.
A missão, classificada pelo 50º BIS como ‘Operação Dengue’, será iniciada às 8h e encerrada às 17h. Às 10h desta sexta-feira, o comando do 50º BIS vai receber a imprensa para uma coletiva que vai informar detalhes da operação.