Com o tema “Aprendizagem: Desafios, limites e possibilidades”, a Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) participou do IV Congresso Municipal de Educação de Imperatriz. O evento, que é organizado pelo Setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), visa debater e refletir melhorias para educação.
Três professores da instituição foram convidados a ministrarem palestras na programação, que reuniu dezenas de professores, gestores e estudantes no New Palace Eventos. O professor Renato Cadore, com a palestra “Enfoques da rotina escolar nos anos finais”, despertou nos professores uma motivação a mais para enfrentar os desafios encontrados diariamente na educação.
“A motivação em falar da potencialidade eu devo à minha companheira, Renata Cadore, que também trabalha na FEST. Relatei algumas realidades bem próximas do cotidiano dos docentes e busquei, através desses recortes da realidade escolar, encontrar luzes para motivar os professores a serem mais autores, a trabalharem com mais entusiasmo nas transformações e nas demandas da educação, na construção de cidadania, na melhoria da aprendizagem”, ressaltou o palestrante.
A professora da escola municipal Machado de Assis, Luisleia Carvalho, avaliou a palestra ministrada pelo docente como positiva e agradeceu a oportunidade de discutir os problemas na educação e buscar meios para superar tais desafios.
“Foi uma das explanações que mais gostei. Na minha concepção, o palestrante trouxe o tema bem próximo da nossa realidade, enquanto professores, daquilo que estávamos querendo ouvir. Nós professores queremos alguém que nos ouça, trate das problemáticas e de certa forma dê um norte, uma orientação de como superar os problemas que surgem. Só temos de agradecer a oportunidade”, avaliou positivamente a professora.
Valdirene Castro, acadêmica do sexto período de Pedagogia da FEST, destacou a importância do Congresso para sua formação.
“As oportunidades são poucas e quando temos, devemos aproveitar e buscar o conhecimento, como o palestrante ressaltou. O conhecimento acontece quando de fato a pessoa busca”, acredita a estudante.

Palestrantes
A professora Cláudia Renata Cadore, também da instituição, ministrou na sexta-feira (23) a palestra “O processo de alfabetização à luz da neurociência”. Já o professor Jónata Ferreira da Moura, também do corpo discente da FEST, abordou, no último dia do congresso, sobre “Tratamento da informação na educação infantil: análise de uma experiência no estágio curricular supervisionado”.
Durante os três dias de Congresso, foram realizadas apresentações culturais, musicais e palestras com os diversos temas que visam melhorias para educação de Imperatriz.