As enfermarias do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) serão climatizadas. Na manhã de ontem (6), o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, o presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda, e o deputado federal Chiquinho Escórcio estiveram no local para tratar do assunto. Os três aproveitaram para fazer uma rápida inspeção na unidade. Nos últimos três anos, já foram implementadas no Hospital Municipal mais de cem modificações que transformaram para melhor a estrutura do Hospital.
Segundo o diretor geral do HMI, Alisson Mota, hoje o hospital já possuiu boa estrutura e, por isso, a climatização vem para dar conforto aos pacientes. “[Em pouco tempo], vamos estar com o prédio bem equipado e reformado, mas não teremos recursos próprios para climatizar. O deputado Chiquinho Escórcio se dispôs a nos ajudar e correr atrás das verbas para que seja feita essa climatização”, explicou.
Duas áreas do HMI estão em fase de reforma. De acordo com Alisson, nos últimos anos, o hospital passou por uma série de obras estruturais que deram qualidade ao atendimento do local. “Foi trabalhada uma série de setores do hospital, mas o mais importante, até agora, foi a UTI, que passamos de dez leitos para 30 leitos”, explicou. São 20 leitos adultos e dez infantis.
O diretor lembra, ainda, que mais investimentos estão previstos para o hospital. “Em breve, teremos outro grande avanço, que é o aparelho de ressonância magnética. Já está em fase de licitação. Esperamos que nos próximos 60 dias já esteja definido qual será este aparelho de ressonância, dentre uma série de outros aparelhos”, disse.
Hospital universitário - O HMI deve ser o hospital usado pelos estudantes do curso de Medicina, que será implantado na Universidade Federal do Maranhão (Ufma) de Imperatriz. Na opinião do diretor, o local já tem condições de receber os acadêmicos. “[O prédio] passou por diversas reformas, principalmente com a finalidade de adaptar à nova realidade e às exigências da vigilância. Essa fase de adaptação já terminou. Hoje o hospital tem condições de, inclusive, absorver os estudantes de medicina. O hospital já tem condições de ser um hospital universitário”, garantiu.
Atualmente, o Hospital Municipal atende cerca de 15 mil pacientes por mês. Alisson argumenta que, mesmo com a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), este número não diminuiu, já que o HMI é o hospital de referência da região. (Denis Oliveira - Comunicação)