Hemerson Pinto
Pouco antes de os portões abrirem, algumas pessoas já aguardavam aos arredores dos locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio em Imperatriz. O Enem não mexeu apenas com os candidatos, mas com aqueles que precisaram enfrentar o trânsito entre 10h30 e 12h de sábado.
“Já é muita gente na rua em um dia de sábado, quando o pessoal sai bastante para fazer compras. Agora imagine um volume maior de pessoas nas ruas. Parece circular mais táxi, mais mototáxis e mais veículos particulares ao mesmo tempo. Muito perigoso”, disse o autônomo João Dias, no setor Quatro Bocas, na Avenida Bernardo Sayão. Uma grande movimentação de veículos foi registrada próximo de onde João se encontrava.
“Acho que a maioria desse carros e motos vai levando gente para o Dorgival Pinheiro, Graça Aranha, UFMA, esses locais de provas aqui na área central”, comentou o autônomo, lembrando que ali próximo, outras duas escolas foram preparadas para receber candidatos.
Às 11h, os portões dos locais de prova se abriram e quem estava próximo teve a chance de procurar, com um pouco mais de calma, a sala onde passaria pela avaliação. De todos os lados os candidatos chegavam, sempre apressados e conferindo nas mãos se tinham tudo o que precisavam.
No Maranhão, 305.470 candidatos foram inscritos para o Enem, que tem a segunda aplicação de provas neste domingo. Os portões serão abertos no mesmo horário, às 11h. A prova começa ao meio dia. Neste domingo serão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e a redação. O tempo para conclusão são cinco horas e meia.
Lembrando - Antes de iniciar a prova, o candidato deve observar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no cartão de repostas. O participante deve marcar no cartão de respostas a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa dos cadernos de questões. É obrigatório o uso de caneta de tinta preta.
Comentários