Alberto Polo Pereira, presidente da ADECON

Geovana Carvalho

O XXIII Encontro sobre o Corredor Centro-Norte será realizado nesta sexta-feira (11), no Centro de Convenções de Imperatriz, a partir das 8h. O encontro tem o tema “Infraestrutura como indutora do desenvolvimento sustentável”.
De acordo com o organizador do evento, Alberto Polo Pereira, presidente da ADECON (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte), no encontro serão ouvidos poder público e empresários com o objetivo de detectar o que a região precisa para melhorar a logística já existente. “Se as empresas que estão chegando tiverem problemas para escoar a produção, daqui a pouco elas não vão mais existir”, diz Alberto Polo.
“Imperatriz ‘é a bola da vez’, tem capacidade de crescimento e estrutura razoável, e isso traz gente influente”, enfatiza Polo. Ele explica que eventos dessa natureza chamam a atenção de investidores e alertam os próprios empresários da cidade para o potencial que têm em mãos: “Às vezes, o empresário daqui esquece da capacidade que tem”.
No encontro serão discutidas também a eficiência de portos e reclusas, a possibilidade de escoamento por vias ferroviárias e todo um rol de alternativas para baratear custos de transporte.
As preocupações ambientais estão presentes nas discussões. Segundo o presidente da ADECON, não há como pensar em melhorar e ampliar a infraestrutura de determinada região sem levar em conta a sustentabilidade.
O público alvo do encontro são empresários, estudantes e quem interessar-se pela temática.
Estarão presentes personalidades como Fernando Antonio Fialho, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários; Jura Filho, secretário estadual de Turismo; Cláudio Azevedo, secretário estadual de Agricultura; prefeito Sebastião Madeira, além de outras autoridades.