Professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental do Município participam nessa segunda-feira, 7, de formação continuada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Semed. Com o projeto "Oh abre alas, eu quero escrever - construção de autonomia", são propostas ações de subsídio ao professor na atuação em sala de aula, com produção de textos e habilidades linguísticas.
Esta é a segunda etapa do projeto, direcionada aos professores do 6º ano, de todas as escolas da rede. Nessa fase, a poesia e poema foram os temas trabalhados pelas formadoras Janete Jane Aranha e Verônica Falcão, que utilizaram, além da teoria, atividades práticas como reescrita de poema e apresentação de sarau.
De acordo com a coordenadora dos anos finais, Maria Elinete Gonçalves Pereira, o encontro é uma extensão do projeto Melhor ensino, Melhor Ideb, em que havia a proposta de trabalhar a formação do professor. "Este ano envolvemos todos os professores, em continuação ao projeto, com objetivo de melhorarmos nossos índices em ensino de linguagem, sobretudo na escrita", observou.
Conduzindo as oficinas, Janete Jane Aranha destaca o trabalho desenvolvido. "Estamos dialogando sobre a prática pedagógica da língua portuguesa, ao mesmo tempo oportunizando que o professor produza e que essas produções sirvam de referência para atuarem com seus alunos".
Com essa formação em serviço, a professora da Escola Municipal Parsondas de Carvalho, Deivanira Vasconcelos Soares, afirma que "esses encontros possibilitam conhecer novas metodologias e refletir sobre a prática em sala de aula, além de trazer a possibilidade de uma forma de trabalho mais específica, quando a abordagem é direcionada, como essa, que é sobre poesia", relatou.(Sara Ribeiro - Ascom)
Comentários