O Brasil comemora hoje (18) o Dia Nacional do Campo Limpo. A data foi instituída com o objetivo de conscientizar as pessoas que vivem em atividades ligadas ao campo sobre os prejuízos causados pelo uso de defensivos agrícolas. O foco principal está no descarte das embalagens destes produtos. A ideia é evitar a contaminação do solo por este tipo de produto.
Em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) e a Central de Recebimentos de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas realizam programação especial em comemoração à data. O evento acontece na sede do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), localizado no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. O objetivo é orientar produtores rurais e fazendeiros sobre a maneira correta de armazenar e descartar embalagens de produtos perigosos à saúde, como venenos.
A abertura do evento acontece às 7h, na sede do Sindicato Rural de Imperatriz, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. Não é exigido o pagamento de taxa de inscrição. Segundo o secretário de Agricultura de Imperatriz, José Fernandes Dantas, todas as atividades terão como objetivo a orientação dos participantes. “Teremos palestras, teatro e várias outras atividades que podem beneficiar e ajudar na proteção do campo, como as embalagens. Nós vamos estar lá, apresentando”, garantiu o secretário.
Imperatriz possui um ponto de coleta de embalagens de defensivos agrícolas, localizado às margens da rodovia Belém-Brasília. Todo o material coletado no local é enviado a São Paulo, onde recebe o destino adequado. Durante a realização do Dia Nacional do Campo Limpo, os produtores terão mais informações sobre como proceder para descartar este material sem prejuízo para o meio ambiente.
Segundo José Fernandes, o envolvimento do município no evento foi um pedido do prefeito Sebastião Madeira, que incentiva e acredita na importância da atividade para os produtores da região. Ainda de acordo com o secretário, a Seaap deve dar atenção especial às regiões mais distantes. Ele aproveitou para fazer o convite. “Eu gostaria de convidar toda a comunidade rural para comparecer, a partir das 7 horas, no Sindicato Rural”.
O evento conta, ainda, com o apoio da classe empresarial e do governo do estado. (Comunicação)

Programação do Evento
7h Recepção
8h Solenidade de abertura
8h30 Apresentação dos elos entre indústria / canais de distribuição / Produtor
9h Uso correto e seguro de defensivos agrícolas
9h40 Destinação final das embalagens agrícolas de defensivos agrícolas
10h15 Teatro de fantoches
11h Lanche
11h30 Distribuição de mudas e encerramento